Coleções de Filmes

 
 
 
A videoteca do Arquivo Municipal de de Lisboa possui um património fílmico singular, do qual se destacam as seguintes coleções: 

Fundo Histórico
Designação atribuída a um conjunto de documentários sobre Lisboa essencialmente produzidos pelos serviços cinematográficos do próprio município entre as décadas de 50 e 60.

Filmes Familiares
Uma substancial coleção originária de reproduções de filmes de formato amador, nomeadamente de 8mm e super 8  registados na cidade de Lisboa ou feitos por lisboetas desde os anos 40 até à década de 80.

Festivais de Cinema
Um importante acervo de obras cinematográficas que integraram diversos festivais , mostras e ciclos de cinema organizados pela Direção Municipal de Cultura ou por outras entidades em Lisboa desde a década de 90. Destacam-se os seguintes eventos: Mostra de Curtas-Metragens Portuguesas (ver catálogos aqui), Mostra de Vídeo Português Contemporâneo, Panorama – Mostra do Documentário Português, Jovens Criadores e VideoLisboa.

Produção Interna 
Um arquivo constituído por  centenas de horas em vídeo e  por uma  coleção relevante de documentários produzidos pela equipa de produção audiovisual do Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca desde 1991 sobre diversos conteúdos, temas, personalidades e acontecimentos relacionados com Lisboa.

AGENDA