Documentação do município

 
 
 
Documentação do Município de Lisboa

Nas instalações do Arquivo Municipal de Lisboa situadas no Arco do Cego, está a documentação produzida pelos diversos serviços municipais da Câmara Municipal de Lisboa.
Neste local está documentação relacionada com urbanismo e que abrange os levantamentos de Filipe Folque e de Silva Pinto, entre outros. Aqui está também documentação sobre planificação da cidade, abertura de novos arruamentos, requalificação de espaços públicos, projetos de construção de equipamentos sociais, de bairros económicos, estudos urbanísticos e de espaços verdes, mobiliário urbano e projetos de transportes públicos.

Também é de evidenciar a documentação constituída pela série de processos de secretaria, compreendida entre 1630 e 1929.

Está incluído neste acervo toda a documentação produzida entre 1794 e os anos 90 do século XX, relativa aos serviços financeiros do município, aquando da extinção da Direção dos Serviços de Finanças. Destacam-se a conceção e planeamento de orçamentos, contabilidade, receitas e despesas municipais.

Outro conjunto documental de referência, é constituído pela concessão de licenças e o estabelecimento de taxas por parte do Município. Nesta temática evidenciam-se os livros de licenças, contendo o montante da taxa aplicada sobre o comércio e a indústria, as obras particulares, de habitação, a ocupação da via pública, entre outros.

AGENDA