Fundo histórico

 
 
 

Fundo histórico

Foral Manuelino. Saiba mais através do código de referência PT/AMLSB/CMLSB/CR/12/02/0001
Arquivo Municipal tem à sua guarda um valioso acervo documental relevante para o estudo da cidade de Lisboa e seu termo, tendo como objetivo a sua preservação e divulgação. Depositário da memória da cidade de Lisboa, tem no seu espólio documentos a partir do século XII importantes para estudos de história local e regional.

O seu acervo está constituído por fundos e coleções, como o Fundo da Câmara Municipal de Lisboa e o Fundo da Câmara Municipal de Belém.

A documentação histórica esteve nos Paços do Concelho até meados da década de 90, sendo transferida para o Alto da Eira após um incêndio que assolou os Paços do Concelho, e aí permaneceu até 2004. Atualmente encontra-se em Campolide, no Bairro da Liberdade.

Nestas instalações é possível encontrar documentos muito importantes indissociáveis da história da cidade de Lisboa, como a confirmação, por D. Afonso II, do Foral outorgado a Lisboa por D. Afonso Henriques, assim como o Foral Manuelino, o Livro de Carmesim, o Livro dos Pregos, o Cartulário Pombalino, o Livros de Cordeamentos, os Livros do Senado da Câmara e o Livros de Posturas.

Também aqui se encontram alguns fundos, como o da Casa dos Vinte e Quatro e da extinta Câmara Municipal de Belém.

No nosso espólio dispomos ainda de um vasto conjunto de cartazes e panfletos políticos de José Neves Águas.

AGENDA