Atividades

 
 
 
ATIVIDADES

A actividade cultural da Videoteca desenvolve-se em três vertentes: a dinamização do arquivo videográfico, a programação cinematográfica e a produção audiovisual.

No âmbito do Arquivo este equipamento disponibiliza um acervo videográfico com 8000 títulos de filmes nacionais e estrangeiros, um acervo de imagens de Lisboa de produção própria e uma pequena biblioteca de temática cinematográfica para apoio aos visionamentos.

No que respeita à Programação, destaca-se a organização do Panorama – Mostra do Documentário Português que a Videoteca realiza desde a sua primeira edição em 2006 conjuntamente com a Apordoc – Associação pelo Documentário e que tem desde 2008 o apoio da EGEAC.
As rubricas de programação "Ler Cinema" , "Encontros no Ecrã" e "Ver Fazer", visam potenciar o Arquivo de Cinema e Vídeo e promover o estudo e a produção cinematográfica.
Na sequência das suas ações de programação, e valorizando o saber acumulado, a Videoteca publica pontualmente livros, catálogos e cadernos sobre Cinema.

No que concerne à Produção Audiovisual a Videoteca Municipal é responsável pela recolha permanente de imagens da cidade de Lisboa registando e acompanhando a transformação da sua paisagem.
Para além do constante enriquecimento do arquivo de imagens sobre Lisboa, a Videoteca produz documentários sobre a sua História, os seus lugares, artistas, escritores e personalidades marcantes.
A vertente de Produção Audiovisual da Videoteca realiza ainda um conjunto alargado de conteúdos audiovisuais que abrangem toda a atividade autárquica, apoia jovens criadores, estabelece co-produções para projectos televisivos e edita títulos em DVD das suas produções.

AGENDA