Visão Yanomami
Claudia Andujar

No âmbito da programação da iniciativa Passado e Presente, Lisboa Capital Ibero-americana de Cultura 2017, inaugura no próximo dia 11 de fevereiro, a exposição de Claudia Andujar "Visão Yanomami", uma seleção do trabalho fotográfico da artista realizado entre os anos 70 e parte dos anos 80 do séc. XX, enquanto viajou pela Amazónia​.

AML | Fotográfico Rua da Palma, 246
Segunda-feira a sábado, das 10h00 às 19h00

VISITA GUIADA 15 de fevereiro, 14h30Saber mais

Este espaço que habito
Projeto MEF | Integrar pela Arte

Exposição de fotografia produzida pelo Movimento de Expressão Fotográfica (MEF) no âmbito do projeto "Integrar pela Arte", que envolveu jovens de vários centros educativos de Lisboa, convidados a captar imagens do espaço onde se encontram e da cidade que os acolhe.

Inaugura a 11 de fevereiro e está patente ao público até 25 de março.

AML | Fotográfico Rua da Palma, 246
Segunda-feira a sábado, das 10h00 às 19h00

O que é o arquivo?
Ciclo de encontros

O Arquivo Municipal de Lisboa está a desenvolver o projeto O que é o arquivo?. Composto por um ciclo de encontros que se estendem até 2018, pretende-se levar os convidados e o público a refletir sobre o conceito e práticas de arquivo, as quais têm vindo a sofrer mutações, nomeadamente devido às mudanças tecnológicas introduzidas pelos novos media.

O primeiro ciclo de encontro "Laboratório I: Arte / Arquivo", terá lugar no próximo mês de março, e conta com a parceria da Fundação Calouste Gulbenkian.

Museu Calouste Gulbenkian Edifício da Coleção Moderna
23, 24 e 25 de março
Saber mais

Procuram-se filmes na Madragoa
Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares

Dando continuidade ao projeto TRAÇA, estamos à procura de filmes feitos no bairro da Madragoa ou pelos seus moradores.

Estes filmes serão trabalhados para a segunda edição da Traça, numa co-programação com o Alkantara, dedicada ao encontro com as artes performativas, e que irá acontecer em outubro no bairro da Madragoa.

Histórias de casas e de quem lá vive(u)
Cadernos do Arquivo Municipal n.º 6

Já está disponível on-line, o sexto número da nossa revista científica Cadernos do Arquivo Municipal. Este número tem como tema Histórias de casas e de quem lá vive(u), e contou com a coordenação de Raquel Henriques da Silva.

«Às vezes íamos a subir as escadas (forradas de azulejo) do pátio (do Colégio) e dizíamos: Ó mãe, não diga mal, que a sua casa é uma palácio! E ela (...): É um palácio nas escadas, que aqui em casa é uma barraca! (...)». *

* Testemunho de América Cardoso Nabais, Lisboa 17/08/2011 in SILVA, Maria Margarida de Almeida Reis e - Pátios e vilas de Marvila e Beato: modos de vida de um movimento antigo, publicado nesta revista.

Saber mais

SítioFacebookEndereço electrónico
Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal