Notícias do Arquivo | Abril 2019

 
 
 
Notícias do Arquivo | Abril 2019
Saudade de PedraSaudade de Pedra
Exposição de fotografia de Jorge Guerra

Jorge Guerra (Lisboa, 1936), nome incontornável na história da fotografia portuguesa e canadiana, apresenta no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico a partir de dia 5 de abril a exposição "Saudade de Pedra".

Constituída por 100 fotografias a preto e branco realizadas no final de 1966 e principio de 1967, numa passagem do autor por Lisboa, "Saudade de Pedra" estará patente ao público até 29 de junho.

O fotógrafo estará presente na inauguração da exposição e dará uma conferência aberta ao público a 9 de abril, pelas 18h30.

Jorge Guerra definiu uma estratégia autoral que contemplou no ato fotográfico, o uso de uma máquina fotográfica de pequeno formato com uma teleobjetiva, que permitiu enquanto caminhava sozinho pelos jardins, miradouros, bairros populares, e junto ao Rio Tejo, fotografar as pessoas de longe sem que elas o vissem.

Este valioso trabalho documental com imagens nostálgicas de Lisboa, refletem uma sensibilidade humanista, que possibilitaram um reconhecimento e contextualização do seu trabalho ao nível nacional e internacional.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246- 1100-394 Lisboa
Inauguração: 4 de abril, 19h00
Exposição: 5 de abril a 29 de junho
Entrada livre

Pão, Carne e Água: memórias de Lisboa MedievalIluminura com a representação de uma refeição (pormenor, António de Holanda (atribuído), Séc. XVI (c.1517-1551; Livro de Horas dito de D. Manuel I; Calendário (mês de janeiro), Museu Nacional de Arte Antiga
Exposição

A exposição "Pão, Carne e Água: memórias de Lisboa Medieval" traz a público um conjunto de documentos e objetos, conservados pela Câmara Municipal de Lisboa, Arquivo Nacional / Torre do Tombo, Museu de Metrologia, Archivo Real y General de Navarra e imagens cedidas pela Biblioteca Nacional de Espanha, Biblioteca Nacional de Portugal, Museu de Arte Antiga e pela Biblioteca da Universidade de Leiden.

Esta exposição, com a coordenação científica de Amélia Aguiar Andrade e Mário Farelo, pretende recuperar quotidianos associados ao abastecimento alimentar da cidade, tendo como protagonistas o pão, a carne e a água, e resulta de uma parceria entre o Arquivo Municipal de Lisboa e o Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH).

Desta mostra resultará também um catálogo que será lançado a 30 de maio, no âmbito de um colóquio subordinado à temática, a realizar na Torre do Tombo.

Arquivo Nacional Torre do Tombo
Alameda da Universidade, Edifício da Torre do Tombo, 1649-010 Lisboa
Inauguração: 23 abril, 18h00
Exposição: 24 de abril a 26 de julho
Entrada livre

Rossio


Infraestrutura Rossio
Disponível on-line

A Infraestrutura ROSSIO da qual o Arquivo Municipal faz parte já tem disponível o seu site (http://rossio.fcsh.unl.pt/). Aqui, poderá conhecer melhor o projeto, membros do seu consórcio e parceiros, bem como a sua equipa.

Neste sítio ficará ainda a par das ações de formação promovidas pelo Rossio e das últimas notícias no que diz respeito às Humanidades Digitais.

A Infraestrutura Rossio pretende ser o ponto de encontro onde investigadores, professores, estudantes e cidadãos em geral têm acesso aberto e intuitivo a conteúdos digitais únicos e diversificados das áreas das Ciências Sociais, Artes e Humanidades em língua portuguesa.

Cinema Vídeo
Conversas foto-fílmicas com Pierre-Jacques Pernuit
"Thomas Wilfred’s Clavilux Junior: Mobile Color and the home entertainment for the future of art”

O convidado desta sessão é Pierre-Jacques Pernuit (Université Paris 1 Panthéon Sorbonne), que falará sobre a sua investigação, numa intervenção intitulada "Thomas Wilfred’s Clavilux Junior: Mobile Color and the home entertainment for the future of art”, a qual contará com a moderação de Filippo De Tomasi (EVAM/ICNOVA).

Clavilux Junior, realizado pelo artista Thomas Wilfred em 1928, é um dispositivo de luz colorida que pode ser incluído entre as criações do movimento norte-americano Mobile Color (1920-1930), uma série de experiências plásticas com luz artificial, descritas na época como um novo medium para as artes. Para estes artistas americanos, as máquinas que utilizavam luz artificial constituíam uma melhoria tecnológica do medium pictórico, um medium alternativo a inovações como a fotografia e o cinema.

No início dos anos trinta, Clavilux Junior de Thomas Wilfred foi descrito enquanto sério concorrente da rádio e da televisão, no que dizia respeito ao futuro do entretenimento doméstico. De acordo com Wilfred, Clavilux Junior era um medium puramente visual, uma máquina que descreveu como uma "televisão que transmite espetáculos puros de luz colorida”.

"Conversas foto-fílmicas” são momentos de diálogo entre artistas e investigadores das áreas da Fotografia e do Cinema e o público com entrada gratuita, mas sujeita ao número de lugares disponíveis e inscrição prévia para o e-mail: clusterevam@gmail.com.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246- 1100-394 Lisboa
29 de abril, 18h00 - 19h30
Entrada livre
Documento do mês
Cafés de Abril
O Monte Carlo

No mês em que se assinalam os 45 anos da Revolução de Abril, trazemos à memória o papel das tabernas e dos cafés, enquanto "centros sociais", "locais de convívio e sociabilidade", de encontro e desencontro, onde se discutiam temas literários e políticos, onde se conspirava.

A fotografia selecionada para documento do mês, da autoria de Vasques, ilustra um texto onde se procura «reencontrar as antigas sensações voltando a franquear a porta» de um desses «deslumbrantes cafés»: o Monte Carlo (ou Montecarlo), não esquecendo os que, durante os quase 50 anos de ditadura, viveram na clandestinidade, lutaram, foram presos e torturados, perderam a vida, para nos darem novos espaços de liberdade.

Páginas de abril

Há 45 anos, Portugal viveu uma revolução desencadeada por um movimento militar com características únicas, reconhecidas internacionalmente devido à forma pacífica pela qual a longa ditadura do Estado Novo foi derrubada.

No Vale a pena ler de abril, assinalamos os 45 anos do 25 de Abril, proporcionando a mostra de algumas publicações existentes na nossa biblioteca que abordam as causas, os efeitos e os protagonistas da Revolução.

Próximo mês
Tome notaTome nota
Ciclo de Encontros "O que é o Arquivo?"
Laboratório 3: Cidade / Arquivo
Pão, carne e água: memórias de Lisboa Medieval
Colóquio e lançamento do catálogo

SítioFacebookEndereço eletrónicoInstagramTwitter

AGENDA