Notícias do Arquivo | Abril 2021

© Carlos Cabral Loureiro / EGEAC 2021

Percorrendo a Cerca Moura | Estreia do vídeo e conversa

O vídeo "Percorrendo a Cerca Moura", terá estreia online a 8 de abril, pelas 17h00, seguindo-se uma conversa. Este vídeo foi produzido pela nossa Videoteca no âmbito da exposição "Lisboa Islâmica", prevista para junho de 2020, e cancelada devido à situação de pandemia.

Partindo da exibição do vídeo, terá lugar uma conversa com Santiago Macias, Vasco Leitão, Miguel Martins e Manuel Fialho, propondo uma reflexão sobre a função histórica da muralha islâmica como estrutura militar e como elemento de relevo na forma urbana da cidade. Pretende-se aludir à sua transformação ao longo dos tempos, destacando as últimas intervenções arqueológicas que trouxeram um maior conhecimento a este importante património cultural da cidade de Lisboa.
(...)

© Arquivo Municipal de Lisboa | Escola Prática de Comércio, aula prática de Físico-Químicas
Alberto Carlos Lima, 19-- | Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/LIM/002868

Cadernos do Arquivo Municipal | Chamada para artigos

Está aberta até 31 de dezembro a chamada para artigos para o n.º 18 dos Cadernos do Arquivo Municipal, que terá como tema as "Artes de educar: emergência e edificação do paradigma escolar moderno (meados do século XVIII, primeiro quartel do século XX).

O número contará com a coordenação científica de Jorge Ramos do Ó (IE-ULisboa) e Carlota Boto (FE-USP), e pretende mapear, identificando-os na sua própria proveniência histórica, um conjunto amplo de instituições públicas, experiências pioneiras e discursos pedagógicos inovadores que estiveram na génese e consolidação de uma intenção educativa explícita a partir da Era Moderna e que, no caso português e a partir do Estado, se desenvolve com a expulsão dos jesuítas e sob o efeito do grande terramoto de Lisboa, cujo impacto foi amplamente visível em todo o Ocidente.

Procura-se assim, com esta edição dos Cadernos do Arquivo Municipal, e a partir de investigações específicas, contribuir para a inteligibilidade de toda uma operação civilizacional que foi articulando, de modo crescentemente eficaz e substantivo, as esferas do poder com as do saber. (...)

© Arquivo Municipal de Lisboa, Fotográfico | O Arquivo saiu à rua, 2014
Recordar o 25 de abril

Este mês relembramos a iniciativa O Arquivo saiu à rua, organizada em 2014 pelo Arquivo Municipal de Lisboa, para assinalar os 40 anos da Revolução do 25 de Abril. O projeto, comissariado por Sofia Castro, apresentava em simultâneo dois formatos expositivos, cuja abordagem propunha o diálogo entre uma exposição na galeria do Arquivo Fotográfico e o espaço urbano, com uma instalação no largo do Intendente, tendo sido ainda editada uma publicação com o mesmo nome.

No Arquivo Fotográfico, apresentou-se uma seleção de 71 cartazes alusivos ao 25 de abril, colecionados pelo jornalista José Neves Águas, espólio que se encontra à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa e no largo do Intendente podiam-se encontrar 18 MUPIS, da autoria de vários artistas plásticos, ilustradores e designers, convidados para criar e apresentar nesse formato as suas propostas de celebração dos 40 anos da efeméride.
(...).