Notícias do Arquivo | Dezembro 2018

Topografias imaginárias 2018Topografias Imaginárias: A cidade como estúdio
5.º ciclo de visionamentos comentados

O Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca vai receber nos dias 5, 6, 7 e 8 de dezembro o 5.º ciclo de visionamentos comentados Topografias Imaginárias. Esta edição tem como tema A cidade como estúdio e conta com a participação de Irene Fluser Pimentel, Tiago Baptista, Joana Braga, António Brito Guterres, João Sousa Cardoso e Ricardo Gross, entre outros.

As sessões incluem o visionamento comentado dos filmes "Storm over Lisbon", "A canção de Lisboa", "Lisboa de hoje e de amanhã", "Brandos Costumes" e "O Bobo". Consulte o programa completo aqui.

Inscrições até 4 de dezembro.

Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca
Largo do Calvário, 2 - 1300-113 Lisboa
5 a 8 de dezembro
ConferênciasConferência de fotografiaCiclo de Conferências de Fotografia III
Unidade Curricular: Fotografia

Num dia dedicado ao estudante de fotografia, irá decorrer a 4 de dezembro a terceira edição do ciclo de conferências de fotografia promovida pelo Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico.

Para dar voz aos estudantes da área, foram convidadas várias instituições de ensino artístico que se farão representar por alguns alunos numa partilha aberta de saberes e experiências sobre fotografia.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246 - 1100-394 Lisboa
4 de dezembro de 2018 - 9h30 > 17h30
Cadernos do Arquivo Municipal
[Provimento do ofício de escrivão do Julgado de Bucelas], 1639-10-20 AML, Chancelaria da Cidade, Livro de registo da Chancelaria da Cidade, doc. 60, f. 26. Disponibilização do próximo número ocorre este mês
A escrita e os atos: estudos de paleografia e diplomática Municipais (séc. XIII-XVIII)

Este mês iremos disponibilizar o número 10 da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal dedicada aos estudos de paleografia e diplomática municipais entre os séculos XIII e XVIII. O número conta com a coordenação científica de Armando Luís de Carvalho Homem.

Continuamos a receber, até dia 31 de janeiro de 2019, artigos para o número 11, o qual terá como tema "O Hospital Real de Todos-os-Santos: a saúde e a cidade na Época Moderna", e que contará com a coordenação de Edite Alberto e Rodrigo Banha da Silva.

Projetado de acordo com os ideais da Modernidade, o Hospital Real de Todos-Os-Santos foi o mais importante edifício público civil de Lisboa, um complexo que emergiu paulatinamente como plataforma giratória de saberes no contexto da expansão portuguesa, mas também uma das mais poderosas instituições da cidade.

Informações: am.cadernos@cm-lisboa.pt | Telef. 213 807 100

Catálogo de Helena Correia de BarrosÚltimos lançamentos

Estão disponíveis para venda os catálogos das últimas exposições de fotografia promovidas pelo Arquivo Municipal: Helena Corrêa de Barros, Fotografia, a minha viagem preferida, e Carlos Nogueira, fotografias de trabalho. e outros desenhos, assim como o livro "Políticas de Habitação, 200 anos" da autoria de Gonçalo Antunes, uma coedição da Câmara Municipal de Lisboa e da Caleidoscópio.

As publicações podem ser adquiridas em qualquer sala de leitura do Arquivo Municipal de Lisboa (Bairro da Liberdade, Arco do Cego e Rua da Palma), de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17h00.

Cinema Vídeo
Alexandre Estrela
Conversas foto-fílmicas
O Terror dos Álbuns Fotográficos: Guerra Colonial e Arte Contemporânea

No mês de dezembro o ciclo de conversas "Conversas foto-fílmicas", promovido pelo ICNOVA - Cluster em Estudos Visuais e Arqueologia dos Media, do GI de Cultura, Comunicação e Artes, vai decorrer nas instalações do AML | Fotográfico, e pretende explorar alguns dos modos como a arte contemporânea tem abordado casos de violência explícita no período da Guerra Colonial, e de um modo particular destacar o lugar preferencial e negligenciado da fotografia nesses processos históricos.

Afonso Ramos irá conduzir esta conversa, que será moderada por Inês Isidoro e Anelise Mondardo.

A entrada é gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis. Inscrição prévia para o e-mail: clusterevam@gmail.com​​.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246- 1100-394 Lisboa
20 de dezembro, 18h00
Documento do mês
Cota: CAR DL A2510Documento do mês
Sorteio de Natal de 1939

No mês em que se assinala a quadra natalícia, o Arquivo Municipal de Lisboa destaca um cartaz que divulga o sorteio "Natal de 1939" organizada pela Comissão de Propaganda dos Inválidos do Comércio, uma associação particular de solidariedade social, fundada em Lisboa, em 1929.

Este documento faz parte de um conjunto de cartazes que foram sujeitos à censura ortográfica e foi integrado em 2001 no acervo do nosso Arquivo.

Próximo mês
Tome notaTome notaTome nota
Projeção de slides Kodachrome
Fotografia, a minha viagem preferida