Notícias do Arquivo | Fevereiro 2019

Subscrever

Chamada para artigos
Bairros de Lisboa

Encontra-se aberto o período de aceitação de propostas de novos artigos para o número 12 dos Cadernos do Arquivo Municipal, a publicar em dezembro de 2019, cujo tema é "Bairros de Lisboa".

Lisboa é muitas vezes entendida como uma "cidade de bairros” e o tema tem tradição na historiografia olisiponense, pelo que se pretende neste número explorar questões e domínios da história de Lisboa, urbanismo, arquitetura, limites e identidades e permanências e ruturas.

Kevin Lynch, na sua obra A Imagem da Cidade, "enunciou aquela que será a melhor definição de bairro urbano: «na sua definição mais simples, é uma área de carácter homogéneo, reconhecida por indicações que são contínuas dentro desta área e descontínuas num outro local»."

Este número contará com a coordenação científica de Raquel Henriques da Silva e de Margarida Elias.

Data limite de entrega: 31 de julho de 2019
Informações: am.cadernos@cm-lisboa.pt | Telef. 213 807 100

ConferênciasFotografia, a minha viagem preferida
Helena Corrêa de Barros

Encerramos a exposição de Helena Corrêa de Barros, com um conjunto de iniciativas que vão permitir aprofundar o conhecimento sobre a autora e o seu vasto trabalho fotográfico.

Além de uma visita guiada, decorrerão projeções de imagens Kodacrome e a preto e branco, cuja entrada é livre, mas sujeita a marcação prévia, através do e-mail arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt.

A exposição a decorre na rua da Palma, 246, termina a 23 de fevereiro.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246 - 1100-394 Lisboa
Exposição: 2.ª feira a sábado, 10h00 às 19h00
Projeção de slides Kodachrome - 2 de fevereiro, 17h00
Projeção de imagens a preto e branco - 6 de fevereiro, 14h00
Visita guiada (inclui uma projeção de imagens a preto e branco) - 16 de fevereiro, 15h00
Entrada livre
Cinema Vídeo
Alexandre Estrela
Conversas foto-fílmicas
Com Paula Figueiredo Cunca, Inês Sapeta Dias e Inês Vaz Pinto

Neste mês de fevereiro o ciclo de conversas "Conversas foto-fílmicas", promovido pelo ICNOVA - Cluster em Estudos Visuais e Arqueologia dos Media, do GI de Cultura, Comunicação e Artes, vai decorrer nas instalações do AML | Fotográfico.

Propomos um encontro com o trabalho fotográfico de Helena Corrêa de Barros (1947-1972), cujas imagens em Kodachrome retratam as viagens "de uma família abastada em pleno regime salazarista" (Filipa Lowndes Vicente).

A sua prática fotográfica inspira-nos vários pontos de discussão e reflexão: a história das tecnologias fotográficas, a relação entre amadorismo e profissionalismo, o papel das mulheres na fotografia, as confluências e diferenças entre o vídeo e a fotografia. A conversa será moderada por Ana Catarina Caldeira e Inês Isidoro.

A entrada é gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis. Inscrição prévia para o e-mail: clusterevam@gmail.com.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246- 1100-394 Lisboa
21 de fevereiro, 18h00 - 19h30
Entrada livre
Documento do mês
Cota: CAR DL A2510

Júlio de Castilho
Centenário da morte (1840-1919)

No mês em que se completa um século sobre a morte de Júlio de Castilho (1840-1919), revelamos através do documento do mês algumas das suas obras e documentos do seu espólio, à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa.

Júlio de Castilho, homem de muitos talentos, professava o culto da pátria e das letras e evocava o passado, tanto com a sua erudição de arqueólogo como com a sensibilidade do artista. Apaixonado pela cultura, traçou a história da sua terra e, neste sentido, muito lhe deve a cidade de Lisboa pela sua investigação histórica, que nos deu a conhecer a cidade e a sociedade portuguesa. Toda a sua obra vasta e erudita é uma homenagem à terra em que nasceu. Com ele podemos atravessar a cidade de "Lisboa antiga” do século XVI e descer à "Ribeira” de onde partiam as galés através do Tejo.

Poderá saber mais sobre Júlio de Castilho através da mostra bibliográfica que estará disponível para consulta na sala de leitura do Bairro da Liberdade.

Arquivo Municipal de Lisboa
Rua B, Bairro da Liberdade, lotes 3 a 6 - 1070-017 Lisboa
5 de fevereiro a 29 de março, 9h30 - 16h30

Tome notaTome nota