Notícias do Arquivo | Fevereiro 2021

© Arquivo Municipal de Lisboa | Praça Dom Pedro IV, Código de referência:PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/003/LXC/000557

Normas de funcionamento do Arquivo | Estado de emergência

Considerando a renovação da declaração do estado de emergência, informa-se que todas as salas de leitura do Arquivo (Arco do Cego, Fotográfico, Videoteca e Bairro da Liberdade) mantêm o atendimento presencial para consulta de documentação apenas mediante formalização prévia do pedido e respetivo agendamento. Todos os pedidos devem ser formalizados através do portal da Loja Lisboa. A marcação do dia e hora da consulta é agendada posteriormente pelos técnicos do Arquivo junto de cada requerente.

O Arquivo Municipal de Lisboa mantém assim ativo, em tempo de pandemia e de grandes limitações, um serviço público essencial para garantir direitos de munícipes e demais entidades. (...)

© Valter Vinagre - Sem título/untitled #12. Roliça, Portugal. 17 de Agosto de 1808. 06h15.
Da série "Homem morto passou aqui" 2014-2018

Adiamento de exposições

"Homem morto passou aqui" de Valter Vinagre e "Aqui Lisboa: anos 80" de José Vieira Mendes serão as próximas exposições a ocupar as salas do Arquivo Municipal de Lisboa Fotográfico. Inicialmente previstas para 4 de fevereiro, as exposições tiveram de ser adiadas, a sua abertura encontra-se dependente da evolução da pandemia no nosso país, e das medidas entretanto em vigor.

Nesta apresentação da exposição "Homem morto passou aqui", Valter Vinagre acrescenta um conjunto de imagens inéditas. Um projeto que mapeou o território português, como palco dos diversos confrontos ocorridos durante as Invasões Francesas. As paisagens apresentam-se desprovidas de presença humana, suspensas no tempo e no enquadramento, apontando para noções de memória, para a forma como a história é construída e apreendida.

A exposição "Aqui Lisboa: anos 80" revela ao público imagens de Lisboa, da autoria deJosé Vieira Mendes, realizadas em 1982/83. Num registo onde se realçam sobretudo as pessoas, as suas ações e os seus gestos, o autor, expresso "apaixonado por Lisboa desde sempre", apresentará uma reveladora mostra fotográfica, que nos aproxima do quotidiano e vivências da cidade, imagens que nos devolvem o olhar de quem "…acordava de madrugada e deambulava pela cidade, para fotografar alguns bocados duma Lisboa, que ia resistindo com dolência ao fulgor dos anos 80 e ao impulso das mudanças dessa década fulgurante, logo após a Revolução de Abril."