Notícias do Arquivo | Janeiro 2018

Notícias do Arquivo - janeiro 2018

Compêndio de observações fotográficas
Luz e Cegueira - Valter Ventura

O trabalho fotográfico de Valter Ventura é atravessado por uma prática experimental onde habitam ideias de deslumbramento, perplexidade, violência e destruição.

Dando continuidade à sua pesquisa, o trilho que nos propõe percorrer na exposição "Compêndio de observações fotográficas – Luz e Cegueira” apresenta o seu mais recente trabalho desenvolvido para o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, e para o qual, a luz (do flash, da explosão…) tem um lugar privilegiado para a reflexão da natureza fotográfica e para a explanação de dicotomias entre claridade/escuridão e o arquivo material/imaterial.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246
Inauguração: 24 de janeiro, 18h30
25 de janeiro a 21 de abril | segunda a sábado das 10h00 às 19h00
Entrada livre

Sinfonia de Neptuno
Luís Quinta

A exposição Sinfonia de Neptuno apresenta uma seleção de imagens imprevisíveis, captadas na frente atlântica de Almada. Uma abordagem fotográfica que o autor desenvolveu para este projeto apresentado no Arquivo Municipal de Lisboa, e que nos transporta para um universo pictórico de efeitos cromáticos e composições surpreendentes.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246
Inauguração: 24 de janeiro, 18h30
25 de janeiro a 21 de abril | segunda a sábado das 10h00 às 19h00
Entrada livre

Call for papers

Cadernos do Arquivo Municipal
Até 31 de janeiro

Termina a 31 de janeiro o período de aceitação de propostas de novos artigos para os próximos números da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal.

O número 9 a editar em junho de 2018 dedicado a "A Lisboa ausente: da memória do património desaparecido aos projetos utópicos para a cidade", terá a coordenação científica de Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara e Teresa Campos Coelho.

Os Cadernos do Arquivo Municipal têm por objetivo divulgar a documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, que lançou o seu último número, Lisboa Medieval, em dezembro último.

Data limite de entrega: 31 de janeiro de 2018
Saber mais

Visita guiada com o fotógrafo Luís Quinta
Sinfonia de Neptuno
AML | Fotográfico

SítioFacebookEndereço electrónico
Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal

Recebeu esta mensagem porque o seu endereço de e-mail consta da nossa base de dados. De acordo com Decreto-Lei n.º7/2004, poderá solicitar a remoção do seu endereço através do nosso e-mail, indicando a palavra REMOVER.