© Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca
Videoteca | 30 anos a recolher as memórias da cidade
A recolha, preservação e valorização das memórias da cidade continuam a marcar de forma intensa a missão da Videoteca que assinala este ano 30 anos de existência.
Inaugurada a 2 de junho de 1992, foi pioneira na constituição da "memória viva da cidade”, capacitada de um núcleo de produção audiovisual desde a sua génese, produziu centenas de documentários e conteúdos audiovisuais relacionados com o património histórico e cultural de Lisboa.
O registo da história oral, do património material e imaterial criou e alimentou um significativo arquivo audiovisual sobre a cidade. Facto igualmente determinante para o enriquecimento do seu acervo foi a organização de diversos ciclos, mostras e festivais de cinema e vídeo, que possibilitou a incorporação de diversas e importantes obras autorais.
Presentemente tem em curso três atividades que trabalham a memória da cidade e que integram o projeto "Memórias de Lisboa” da Direção Municipal de Cultura: "Sociedade Promotora de Educação Popular - (SPEP): Arquivo, História e Memória", "Traça – Mostra de Filmes de Arquivos" e "Encadernadores de Lisboa". (...)
© Arquivo Municipal de Lisboa | Homem à Máquina, fotografia. Vista aérea do Edifício dos Serviços Administrativos da Expo 98, 1997
Cadernos do Arquivo Municipal | Novo número disponível em janeiro
Este mês será disponibilizado online o número 17 dos Cadernos do Arquivo Municipal, com o segundo volume do tema "Materiais de interesse histórico que constroem o património edificado: correlações, usos, paisagens". Pode (re)ver o primeiro volume deste tema aqui.
"Os materiais de construção ajudam à definição da imagem das cidades e dos lugares, consolidando a ideia de um património construído associado a um dado ambiente físico, social e cultural. Nesses incluem-se os revestimentos, a pedra, o tijolo, a madeira, os pigmentos, o metal, enfim, um conjunto variado de matéria obtida na natureza que as sociedades humanas transformam, dando-lhes vida de diferentes formas, modos e estilos, e a partir de uma diversidade de relações, usos e combinações que, ao criar valor cultural, particularizam lugares de património. Como podemos então olhar mais frutuosamente para o património urbano a partir dos materiais de construção com interesse histórico?"
A resposta a esta pergunta procurará ser dada, de forma múltipla e diversa, pelos autores dos artigos que fazem parte deste número, cujacoordenação científica é de Marluci Menezes, António Santos Silva e Maria do Rosário Veiga do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). (...)
© Arquivo Municipal de LisboaServiço Educativo | Jogar com o Kivo
Prontos para a partida? Vamos jogar com o Kivo e ficar a conhecer melhor o Arquivo Municipal de Lisboa e tudo o que por aqui se faz para conservar e preservar a memória da cidade.
O jogo está disponível para ser descarregado no nosso sítio. Pode também ser jogado ao vivo e a cores, com o apoio da equipa do Serviço Educativo, quer nas nossas instalações quer nas escolas, bastando que faça a sua marcação através do e-mail arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt. (...)