Notícias do Arquivo | Julho/Agosto 2017

[Construção do Arco da Rua Augusta], Wenceslau Cifka, Lisboa, [c. 1862]
Implosões, construções e demolições

A exposição que inaugura a 27 de julho pelas 19h00 no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, apresenta uma seleção de imagens provenientes do seu acervo de autores como Wenceslau Cifka, José Bárcia, Eduardo Portugal, Paulo Catrica, Pedro Letria, entre outros. Abrange diferentes épocas de produção fotográfica que documentam vários contextos da cidade de Lisboa onde estas ações são evidentes.

As imagens revelam a construção, a demolição e a implosão de edifícios e outras estruturas, fixando momentos irrepetíveis destes processos, testemunhando as variadíssimas transformações do espaço público e do património construído da capital.
Em simultâneo, decorre uma instalação sonora da autoria de Fernando Fadigas concebida especificamente para a exposição.

28 de julho a 18 de novembro | segunda a sábado 10h00 às 19h00
Entrada livre

[Amélia Rey Colaço na casa de família, em Lisboa] 1919 Negativo em gelatina e prata em nitrato de celulose, 4,5x6 cm
Fotografias da atriz: Coleção Rey Colaço

Este segundo momento expositivo da [ANTE]câmara, focado no ciclo sobre fotografia de cena é dedicado à atriz Amélia Rey Colaço (1898-1990). Uma referência para o teatro nacional pela longa carreira, empenho e dedicação à arte de representar em palco.

A exposição, com fotografias da coleção da família Rey Colaço, apresenta imagens do convívio familiar, da preparação para a sua primeira representação teatral na peça Marianela, de 1917, e um pequeno conjunto de fotogramas do filme O Primo Basílio, de 1923.

28 de julho a 14 de outubro | segunda a sábado 10h00 às 19h00

Casa Aberta
Henrique Neves

A exposição Casa Aberta cria diálogos entre a fotografia, a arquitetura, a decoração e a arte contemporânea, questionando o modo como as diversas práticas e técnicas são vistas e valorizadas.

Apresentam-se peças ambíguas e contaminadas que misturam diversas técnicas, referências e materiais, como a costura, a fotografia de arquitetura, o design de interiores, livros, tecidos e estórias pessoais.

A Casa Aberta de Henrique Neves revela, através dos objetos e das suas relações e dinâmicas, o que permanece em arquivo e é celebrado e, por oposição, o que é excluído, esquecido.

28 de julho a 14 de outubro | segunda a sábado 10h00 às 19h00

[As corridas de Valada: espectadores] António Novais [1906-03-18]

Dia Mundial da Fotografia
19 de agosto

Assinalando o dia Mundial da Fotografia, o Arquivo Municipal de Lisboa promoverá uma oficina de cianotipia e visitas guiadas às exposições Construções, demolições e implosões e Casa Aberta.
Iniciativas de participação gratuita, mas sujeitas a marcação prévia.

19 de agosto | Oficina: 15h00 / Visitas guiadas: 16h30

Topografias Imaginárias: Lisboa, Cidade do Sul
Ciclo de visionamentos comentados - AML | Videoteca

SítioFacebookEndereço electrónico
Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal

Recebeu esta mensagem porque o seu endereço de e-mail consta da nossa base de dados. De acordo com Decreto-Lei n.º7/2004, poderá solicitar a remoção do seu endereço através do nosso e-mail, indicando a palavra REMOVER.