Notícias do Arquivo | Julho/Agosto 2021

 
 
 


Livro Carmesim© Arquivo Municipal de Lisboa | Homem à Máquina, fotografia. Vista aérea do Edifício dos Serviços Administrativos da Expo 98, 1997

Cadernos do Arquivo Municipal |Novo número disponível em julho

Este mês será disponibilizado online o primeiro volume do número 16 dos 'Cadernos do Arquivo Municipal', cujo dossier temático é dedicado ao tema "Materiais de interesse histórico que constroem o património edificado: correlações, usos, paisagens". O segundo volume será disponibilizado em janeiro de 2022.

"Os materiais de construção ajudam à definição da imagem das cidades e dos lugares, consolidando a ideia de um património construído associado a um dado ambiente físico, social e cultural. Nesses incluem-se os revestimentos, a pedra, o tijolo, a madeira, os pigmentos, o metal, enfim, um conjunto variado de matéria obtida na natureza que as sociedades humanas transformam, dando-lhes vida de diferentes formas, modos e estilos, e a partir de uma diversidade de relações, usos e combinações que, ao criar valor cultural, particularizam lugares de património. Como podemos então olhar mais frutuosamente para o património urbano a partir dos materiais de construção com interesse histórico?"

A resposta a esta pergunta procurará ser dada, de forma múltipla e diversa, pelos autores dos artigos que fazem parte deste e do próximo número da nossa revista, cuja coordenação científica é de Marluci Menezes, António Santos Silva e Maria do Rosário Veiga do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). (...)


Retrato feminino, c. 1850© Arquivo Municipal de Lisboa | Coleção de Maria de Fátima Bettencourt Dart, Retrato feminino, c. 1850

Dia Mundial da Fotografia no Arquivo Fotográfico

O Dia Mundial da Fotografia celebra-se anualmente a 19 de agosto. A sua origem está ligada à invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851) em 1837, e cuja invenção foi apresentada oficialmente pela Academia Francesa de Ciências em janeiro de 1839. A 19 de agosto desse mesmo ano o governo francês considera a invenção de Daguerre como "um presente grátis para o mundo".

Para assinalar esta efeméride, o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico promove, neste dia, duas oficinas de
preservação, conservação e restauro de fotografia realizadas por Margarida Duarte e o lançamento do mais recente fotolivro produzido e editado por Flávio Andrade: "Isolation", apresentado por Susana Paiva.

Estas atividades são de acesso livre, mas sujeitas a marcação prévia. (...)


Torpedeiro nº 2, em marcha, comandante João Júdice de Vasconcellos © Arquivo Municipal de Lisboa | José Frade, torneio Aquático Pólo Aquático, desportistas a caminhar na margem da Piscina Municipal do Restelo, 1994

Acervo | Coleção de fotografia desportiva disponível online

Ao longo do tempo, a cidade de Lisboa tem sido um cenário ímpar para o acolhimento de atividades desportivas ao nível local, nacional e internacional, agregando gerações, promovendo a solidariedade perante causas sociais, influenciando a mobilidade, a cultura e, acima de tudo, a educação. Em 2021, Lisboa, enquanto Capital Europeia do Desporto, dá ainda maior projeção ao desporto e às iniciativas que decorrem na cidade.

É neste contexto que informamos que disponibilizamos online uma coleção de fotografias do Departamento da Atividade Física e do Desporto (DAFD) captadas entre 1970 e 2011, recentemente integradas no nosso acervo, na sequência de um trabalho de parceria desenvolvido entre aquele serviço e o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico.

As imagens retratam os vários momentos da produção dos eventos, da sua preparação em reuniões, das conferências de imprensa e da comunicação, dos locais e equipamentos, dos desportistas e do público, das atividades paralelas de animação, do público também adepto do desporto, dos entusiastas e dos que assistem aos espetáculos desportivos.
(...)


Grupo de alunas (pormenor), 19--© Arquivo Municipal de Lisboa | Livro dos Pregos

Disponível para venda | Coleção 'Documentos do Arquivo Municipal'

O Arquivo Municipal de Lisboa tem dado a conhecer o seu valioso acervo documental, nomeadamente, através da publicação de diversos instrumentos de descrição documental (IDDs).

É neste âmbito que se enquadra a mais recente disponibilização da transcrição do 'Livro dos Regimentos dos Vereadores e Oficiais da Câmara', mais conhecido por Livro Carmesim, assim como do Catálogo do Fundo do Cassiano Branco ou do catálogo de fontes documentais Das Invasões Francesas à Monarquia Constitucional.

O "Livro Carmesim" (cuja sessão de lançamento está disponível
aqui) é o terceiro da ‘Coleção Documentos do Arquivo Municipal’, que inclui os "Livros I e II de D. João I” e o "Livro dos Pregos”. Estas publicações estão disponíveis para aquisição no Arquivo Municipal de Lisboa, agora com 20% de desconto até final de agosto. (...)


Crianças com balões, 192- © Arquivo Municipal de Lisboa | Câmara Escura

Serviço Educativo | Constrói uma Câmara Escura

Nesta edição de verão, propomos uma visita ao nosso sítio para conhecer o conjunto de atividades ligadas à fotografia que disponibilizamos online.Construir uma máquina fotográfica simples, truques para ser um bom fotógrafo, aprender a revelar uma fotografia ou a fazer uma moldura, são algumas das atividades disponíveis.

A construção de aparelhos óticos faz também parte do leque de desafios criativos que facultamos, não só para os mais jovens, mas para todos os que gostam destas áreas ligadas à imagem e à fotografia.

O mais recente desafio que partilhamos, é a construção de uma câmara escura, mas estamos já a preparar a disponibilização de outros tutoriais que iremos partilhar em breve! Mantenha-se atento! (...)


Crianças com balões, 192-© Arquivo Municipal de Lisboa | Instalação do animatógrafo da Promotora

Documento do mês | O animatógrafo da Promotora

O documento em destaque no mês de julho faz parte do acervo documental da Sociedade Promotora de Educação Popular (SPEP), uma sociedade de ensino com sede em Alcântara há 117 anos. No âmbito de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a SPEP está a ser desenvolvido o tratamento documental do arquivo desta instituição, para disponibilização ao público.

A carta circular que destacamos foi dirigida à comunidade de Alcântara, informa sobre a instalação de um animatógrafo na sede da SPEP, no Largo do Calvário nº 6, 1º, no ano de 1915. Em maio de 1929 o animatógrafo recebeu ordem de encerramento, após vistoria da Inspeção-Geral dos Teatros Nacionais. Porém, a ordem de encerramento não levou à extinção do espaço cinematográfico da instituição, mas sim à sua modernização.
(...)


Em setembro...

  • Inauguração das exposições:
    • Aqui Lisboa: Anos 80, de José Vieira Mendes
    • Homem Morto passou aqui, de Valter Vinagre
    • Paperworks (See/Sea), de Maija Annikki Savolainen


SítioFacebookEndereço eletrónicoInstagramTwitterYoutubeVimeo


Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal


pesquisa
 
AGENDA