Notícias do Arquivo | Junho 2017

Subscrever

Dia Internacional dos Arquivos
9 junho 2017

O Arquivo Municipal de Lisboa, em articulação com o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), vai assinalar no dia 9 de junho, o Dia Internacional dos Arquivos, levando a cabo várias iniciativas na cidade.
Divulgação da sua atividade junto de colaboradores do município e do público em geral no Edifício Central do Campo Grande, visitas guiadas aos seus equipamentos, lançamento do novo número da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal, fazem parte do programa que preparamos com o objetivo de divulgar o trabalho deste arquivo e de reforçar a importância dos arquivos em geral e dos seus profissionais na sociedade.

Vários locais
Entrada e participação livre

Lisboa e as artes decorativas: obras, artistas, projetos Novo número dos Cadernos do Arquivo Municipal

Conferência "Ourivesaria barroca italiana em Portugal: presença e influência" - Teresa Leonor M. Vale

Vai ser lançado no dia 9 de junho, pelas 17h30, a sétima edição da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal no Museu de Artes Decorativas - Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.

Com coordenação científica de Teresa Leonor M. Vale e de Maria João Pereira Coutinho, o local de lançamento não poderia ser mais apropriado, indo ao encontro do tema deste número: "Lisboa e as artes decorativas: obras, artistas, projetos".

Após o lançamento terá lugar uma conferência dedicada à "Ourivesaria barroca italiana em Portugal: presença e influência", com Teresa Leonor M. Vale​.

Museu de Artes Decorativas - FRESS Rua das Portas do Sol, 2
9 de junho, 17h30 (visita livre ao museu às 17h00)

Portas Abertas
Semana "Acesso Cultura 2017" - 19 a 25 de junho

O Arquivo Municipal de Lisboa associou-se à semana Acesso Cultura que irá decorrer entre os dias 19 e 25 de junho.
No dia 19, pelas 11h00, irá promover a visita guiada "A história também se vê..."permitindo o acesso aos seus depósitos e a alguns documentos originais.
No dia 22, às 11h00, terá lugar no Arquivo Municipal de Lisboa|Fotográfico, a oficina "Como restaurar um negativo de vidro".
Estas atividades estão sujeitas a marcação prévia e a um número limitado de participantes.

Arquivo Municipal de Lisboa
19 e 22 de junho
Marcação prévia: arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt | Telf. 218 844 060

Oficina de memórias
Atividade do serviço educativo - séniores

No âmbito da exposição Archivo Cordero de Julio Cordero, o serviço educativo promove uma oficina de memórias destinada ao público sénior.

Para esta esta atividade , que inclui visita guiada à exposição, os participantes são convidados a trazer fotografias de família, a desfiar histórias em conjunto e refletir nas mudanças provocadas pela passagem do tempo.

Atividade destinada a grupos organizados com um mínimo de participantes, sujeita a marcação prévia.

AML | Fotográfico Rua da Palma, 246
1, 8, 22, 29 de junho, 14h30 - público sénior
Archivo Cordero
Última visita - 19 de junho

No âmbito da exposição Archivo Cordero de Julio Cordero, as visitas guiadas exploram o trabalho do fotógrafo realizado na cidade de La Paz (Bolívia), no início do século XX: retratos, famílias, cenas campestres, casamentos, documentos policiais e militares. As imagens de Cordero convidam-nos a percorrer a história quotidiana, social e política deste desconhecido mas apaixonante país, onde convivem duas culturas distintas: a ocidentalizada e a indígena. Sujeito a marcação prévia.

AML | Fotográfico Rua da Palma, 246
19 de junho, 14h30 - público em geral
Entrada livre
Implosões, construções e demolições
Exposição de fotografia - acervo AML | Fotográfico
Ventura Terra
Documentário em estreia
Casa Aberta
Henrique Neves

SítioFacebookEndereço electrónico
Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal

Recebeu esta mensagem porque o seu endereço de e-mail consta da nossa base de dados. De acordo com Decreto-Lei n.º7/2004, poderá solicitar a remoção do seu endereço através do nosso e-mail, indicando a palavra REMOVER.