Notícias do Arquivo | Junho 2018

700

A Lisboa ausenteA Lisboa Ausente: da Memória do Património Desaparecido aos Projetos Utópicos para a cidade
Lançamento do novo número dos Cadernos do Arquivo Municipal e conferência de Miguel Soromenho

Vai ser lançado no dia 7 de junho, pelas 18h30, na Sala do Arquivo dos Paços de Concelho em Lisboa, o número 9 da 2.ª série da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal.

Este número subordinado ao tema "A Lisboa ausente: da memória do património desaparecido aos projetos utópicos para a cidade", tem coordenação científica de Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara e de Teresa Campos Coelho. No âmbito deste lançamento haverá uma conferência de Miguel Soromenho.

Paços do Concelho | Sala do Arquivo Praça do Município
7 de junho de 2018, 18h30
Entrada e participação livre

Ciclo temático "Leituras críticas sobre a experiência da cidade"
Sessão especial, "Double Bill: Apropos London"

Vai decorrer a 4 de junho, na videoteca, uma sessão especial do ciclo temático "Leituras críticas sobre a experiência da cidade", promovida pelo Grupo Arte, Crítica e Experiência Estética.

Esta iniciativa decorre de uma parceria entre o Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca e a IFILNOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, e conta com a participação de Graeme Gilloch, Inês Sapeta Dias e Maria Filomena Molder.

AML | Videoteca Largo do Calvário, 2

Santo António
Santo António de Lisboa
Documentário disponível online

No mês em que se assinala o feriado municipal de Lisboa, 13 de junho, dedicado a Santo António, propomos o visionamento de um documentário produzido pela nossa Videoteca em 1995, por ocasião da celebração do 8º centenário do nascimento deste santo.

Fernando Martins de Bulhões, que adotou o nome de António após a sua ordenação como franciscano, é também conhecido pelo milagre dos peixes e como o santo casamenteiro.
Saiba um pouco da sua história e de como ficou ligado a uma das mais antigas tradições populares de Lisboa: os tronos de Santo António.

Com uma duração aproximada de 30 minutos, este documentário evoca a invulgar dimensão universal do grande taumaturgo português, acompanhando a vida de Santo António desde o seu nascimento, junto da Sé de Lisboa, julga-se que em 1195 e a sua morte em Pádua, a 13 de Junho de 1231.

Projeto e coordenação Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca
Ano de produção 1995

Carlos Nogueirafotografias de trabalho. e outros desenhos
Carlos Nogueira

Continua patente ao público até 15 de setembro, no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, a exposição de Carlos Nogueira, fotografias de trabalho. e outros desenhos, que apresenta uma vertente menos conhecida da obra do artista.

A exposição apresenta uma seleção de imagens captadas entre os anos de 1972 e 2002 e um conjunto de postais construídos na década de 70.

O registo fotográfico esteve sempre presente no modus operandi de Carlos Nogueira. Esta exposição cruza imagens que abarcam o âmbito do seu trabalho (no decurso da montagem/desmontagem das suas obras e exposições) com outras situações de viagem.

AML | Fotográfico Rua da Palma, 246
Até 15 de setembro 2018
Entrada livre

De portas abertas
Semana Acesso Cultura

Vai decorrer na semana entre 18 e 24 de junho, a iniciativa Portas Abertas, promovida pela Acesso Cultura.

Associando-se a esta ação que visa dar a conhecer os bastidores das entidades culturais, quem lá trabalha e o que é que faz, o Arquivo Municipal de Lisboa irá promover visitas guiadas aos seus equipamentos.

AML | Fotográfico   Rua da Palma, 246 | 19 de junho, 15h00
AML | Videoteca    Largo do Calvário, 2 | 20 de junho, 10h30
AML | Bairro da Liberdade  Lotes, 3 a 6 | 22 de junho, 10h30

Marcação prévia   arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt | Telefone: 218 844 060
Documento do mês

Corrida dos ofícios

Junho traz a festa à cidade. No mês de chegada do verão, Lisboa não dorme para poder usufruir das tradições que anualmente nela se comemoram.

A música, a cor e o cheiro da sardinha assada, tendo Santo António como protagonista, acolhem entre as sete colinas, os milhares de visitantes que ajudam a manter as tradições.

Entre estas, as marchas de Lisboa e as noivas de Santo António foram as que ganharam mais notoriedade. Os tronos de Santo António e a venda de manjericos são também tradições emblemáticas destes festejos. No entanto, outras iniciativas, efémeras, fizeram, noutro tempo, parte do calendário das festas da cidade, como é o caso da "corrida dos ofícios".

Conheça um pouco desta tradição já quase esquecida no nosso documento do mês de junho.

Postura sobre o pescado de rede (1457-06-17). Escrita gótica cortesã portuguesa | Livro de posturas antigas, doc. 24, f. 7
Chamada para artigos
Nº 10 | A escrita e os atos: estudos de Paleografia e Diplomática Municipais (séculos XIII-XVIII)

Encontra-se aberto o período de aceitação de propostas de novos artigos para o próximo número da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal.

O número 10 tem como tema "A escrita e os atos: estudos de Paleografia e Diplomática Municipais (séculos XIII-XVIII)", e pretende explorar questões relacionadas com "Paleografia e História da Escrita: em torno da tipologia das escritas portuguesas (sécs. XIII-XVIII)"; "Diplomáticas especiais: Régia - legislação e chancelaria; "Notarial"; "Municipal ou Urbana"; "Judicial"; "Episcopal e Colegial"; "Monástica" e "Uma Diplomática parlamentar?".

Coordenação científica Armando Luís de Carvalho Homem
Data limite de entrega 31 julho 2018
Informações am.cadernos@cm-lisboa.pt | Telef. 213 807 100

SítioFacebookEndereço electrónico