Notícias do Arquivo | Maio 2017

Arquiteturas III
Ciclo de visionamentos comentados

Depois de num primeiro ano o ciclo Topografias Imaginárias ter descrito um percurso tanto temporal como espacial pela cidade de Lisboa, fazendo uma história do traçado da cidade tal como tem sido imaginado pelo cinema, e de no segundo ano se ter feito uma viagem pelo seu interior: como é que os espaços interiores foram captados pelo cinema e que papel têm eles nos filmes que os integram, neste terceiro e último ciclo dedicado à "Arquitetura", veremos a cidade dos programas anteriores a ser deixada para trás: já não se verá uma cidade na melancolia da transformação (como no primeiro ciclo), nem propriamente uma cidade imaginada a partir de um interior (como no segundo), será vista uma cidade a extravasar os seus limites, ou a transbordá-los, para usar já uma imagem aquática – à deriva, é uma boa palavra para falar destes filmes.

Avançamos então para uma Lisboa reinventada a partir das suas margens...

AML | Videoteca Largo do Calvário, 2
3ªs feiras de maio pelas 18h30

Saber mais

9 de maio - Mal, Alberto Seixas Santos (1999), 82'
Pedro Jordão, Jorge Figueira

16 de maio - O Fantasma, João Pedro Rodrigues (2000), 90'
Rui Poças, Patrícia Santos Pedrosa, Ana David

23 de Maio - Os Mutantes, Teresa Villaverde (1998), 114'
Filipa Reis e João Miller Guerra, José Maria Assis, Susana Nascimento Duarte

30 de Maio - Xavier, Manuel Mozos (1991-2002), 100'
Manuel Mozos, João Rosas, Eduardo Brito

Julio Cordero

No âmbito da exposição "Archivo Cordero" de Julio Cordero, as visitas guiadas exploram o trabalho do fotógrafo realizado na cidade de La Paz (Bolívia), no início do século XX: retratos, famílias, cenas campestres, casamentos, documentos policiais e militares. As imagens de Cordero convidam-nos a percorrer a história quotidiana, social e política deste desconhecido mas apaixonante país, onde convivem duas culturas distintas: a ocidentalizada e a indígena.
Sujeito a marcação prévia.

AML | Fotográfico Rua da Palma, 246
15 de maio, 14h30 - público em geral

Julio Cordero

No âmbito da exposição Archivo Cordero de Julio Cordero, o serviço educativo promove uma oficina de memórias destinada ao público sénior.

Para esta atividade, que inclui visita guiada à exposição, os participantes são convidados a trazer fotografias de família, a desfiar histórias em conjunto e refletir nas mudanças provocadas pela passagem do tempo.
Atividade destinada a grupos organizados com um mínimo de 6 participantes.
Sujeita a marcação prévia.

AML | Fotográfico Rua da Palma, 246
11, 18 e 25 de maio, 14h30 - público sénior

Catálogo disponível

Está disponível para venda, o catálogo da exposição "Archivo Cordero" de Julio Cordero, que está patente ao público no AML | Fotográfico até dia 1 de julho.

Esta publicação reúne cerca de 70 fotografias agora expostas, e que revelam pela primeira vez em Portugal, uma parte do trabalho deste fotógrafo boliviano ainda desconhecido do grande público, que retrata a sociedade boliviana das primeiras décadas do séc. XX. Fotografias de famílias completas, colégios, casamentos, documentos policiais, registos militares, casais de namorados, mendigos, prostitutas, entre outros, fazem parte do imenso espólio de Dom Julio Cordero.

Esta mostra integra a programação da Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017.

Saber mais
Cadernos do Arquivo Municipal
Lançamento do número 7
Lisboa e as Artes Decorativas
Dia Internacional dos Arquivos
Archivo Cordero
Visitas guiadas e oficina de memórias

SítioFacebookEndereço electrónico
Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal

Recebeu esta mensagem porque o seu endereço de e-mail consta da nossa base de dados. De acordo com Decreto-Lei n.º7/2004, poderá solicitar a remoção do seu endereço através do nosso e-mail, indicando a palavra REMOVER.