Notícias do Arquivo | Maio 2021

© Arquivo Municipal de Lisboa
Lançamento de catálogo de fontes documentais

Ficará disponível em maio a edição online do catálogo de fontes documentais Das Invasões Francesas à Monarquia Constitucional.

Esta edição reúne informação da Chancelaria Régia e da Chancelaria da Cidade compulsada com o objetivo de divulgar documentos de atos administrativos produzidos ao longo do século XIX, no âmbito das competências da Câmara de Lisboa e que, não obstante as circunstâncias políticas e institucionais que os moldaram, espelham formas de atuação e procedimentos em matéria de gestão municipal.

A publicação decorreu de um trabalho prévio de seleção, análise e tratamento documental realizado em torno das iniciativas associadas às comemorações do bicentenário da Revolução Liberal, evocado em dezembro do ano transato, e visou contribuir para o subsídio e consolidação de abordagens multidisciplinares atinentes ao período cronológico que antecede, acompanha e procede a Revolução de 1820.
(...)

© CML | Departamento de Marca e Comunicação

Conversa | Oficinas de encardernação "Mãos que costuram e vestem livros"

Integrada na programação do Festival Internacional Literatura e Língua Portuguesa 5L,irá decorrer a 7 de maio pelas 17h30 na Livraria Ferin, uma conversa sobre oficinas de encadernação em Lisboa, onde será apresentado um excerto do documentário que está a ser produzido pela Videoteca "Mãos que costuram e vestem livros". A conversa terá a participação de Andreia Tibério dos Santos, da Oficina Arte no Livro, de Fernando Carrilho, coordenador da Videoteca, e Luís Martins, investigador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da NOVAFCSH.

Este documentário resulta de uma parceria entre o Arquivo Municipal de Lisboa e o IELT
, que tem por objetivo levar a cabo um estudo sobre os procedimentos técnicos de encadernação e ornamentação / douração do livro em Lisboa. Através deste estudo pretende-se identificar as oficinas e os artesãos que historicamente se dedicaram ao ofício na cidade, os artesãos que exercem atualmente a profissão, as técnicas que aplicam e como foram e são ensinadas.

Atendendo à limitação da lotação da sala, esta iniciativa terá apenas transmissão online através do youtube.(...)

© Arquivo Municipal de Lisboa
Desenhos de Cassiano disponíveis em puzzle

Em 2020, assinalámos os 50 anos da morte do arquiteto Cassiano Branco com um conjunto de iniciativas a que chamámos Olhar Cassiano. Nesse seguimento ficaram disponíveis para aquisição três puzzles baseados nos desenhos dos projetos que realizou para o cinema Éden e para as casas tradicionais do Portugal dos Pequenitos. Os puzzles variam entre as 36 e as 500 peças, consoante o público a que se destinam.

Os puzzles podem ser adquiridos nas nossas instalações, ou podem ser enviados pelo correio se for para outro ponto do país. Para saber mais informações envie-nos um e-mail.