Notícias do Arquivo | Março 2019

 
 
 
Notícias do Arquivo | Março 2019

                                                                                                               Subscrever




Guia de fundos disponível on-line
Apoio à investigação

O Arquivo Municipal de Lisboa é um dos maiores e mais antigos arquivos do país, sendo detentor de um vasto acervo documental, desde o século XIII até à atualidade, composto por fundos e coleções de proveniência diversa, contando com documentação de natureza gráfica e textual, cartográfica e arquitetónica, fotográfica e videográfica, de grande importância para o estudo da cidade e do país.

A disponibilização on-line do seu
guia de fundos constitui uma porta de acesso e de partilha da documentação à sua guarda, estando inserida numa estratégia de divulgação da informação existente, nomeadamente através do desenvolvimento de instrumentos de descrição documental, atualmente em curso.

25 anos na rua da Palma (1994-2019)
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico

Assinalam-se em março 25 anos da permanência do Arquivo Fotográfico na rua da Palma.

Este aniversário será marcado com um conjunto de iniciativas das quais se destacam:

  • uma galeria virtual no sítio web, com imagens dos vários eventos promovidos no Fotográfico durante os últimos 25 anos;
  • um dia de portas abertas para visita ao arquivo. Terá lugar no dia 22 de março e inclui uma visita às áreas técnicas e um workshop de conservação de fotografia;
  • uma projeção de provas originais do Arquivo, nos dias 21 e 22 de março;
  • uma mostra bibliográfica de catálogos de algumas exposições que passaram pelo Arquivo Fotográfico.

Venha festejar connosco, esperamos por si!



Artur Pastor - Mundos do Sul
Município de Tavira expõe fotografias de Artur Pastor

Inaugura a 30 de março, pelas 18h00, a exposição "Artur Pastor - Mundos do Sul", que leva a Tavira uma retrospectiva da primeira exposição que Artur Pastor fez naquela cidade em 1946. A exposição irá apresentar ainda fotografias sobre agricultura, pescas, arquitetura, atividades artesanais e atividades de investigação agrícola.

Esta exposição resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Tavira e o Arquivo Municipal de Lisboa, o qual adquiriu à família do fotógrafo uma importante parte do seu espólio fotográfico. Inclui fotografias recolhidas entre 1950 e 1998, onde se destacam as séries sobre a Nazaré (1950), Lisboa, Évora, assim como a recolha do património construído de todo o país (1980) e a Expo 98.

Artur Pastor foi um dos mais importantes fotógrafos portugueses dos anos 50 e 60. Percorreu o país inteiro e deixou-nos uma vastíssima e relevante obra fotográfica que é um retrato notável de um Portugal desaparecido.

Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria
Calçada da Galeria, 8800-306 Tavira
30 de março a 22 de novembro
Entrada livre
Cadernos do Arquivo
Chamada para artigos Cadernos do Arquivo Municipal
Bairros de Lisboa

Encontra-se aberto o período de aceitação de propostas de novos artigos para o número 12 dos Cadernos do Arquivo Municipal, a publicar em dezembro de 2019, cujo tema é os "Bairros de Lisboa".

Lisboa é muitas vezes entendida como uma "cidade de bairros” e o tema tem tradição na historiografia olisiponense, pelo que se pretende neste número explorar questões e domínios da história de Lisboa, urbanismo, arquitetura, limites e identidades e permanências e ruturas.

Kevin Lynch, na sua obra A Imagem da Cidade, "enunciou aquela que será a melhor definição de bairro urbano: «na sua definição mais simples, é uma área de carácter homogéneo, reconhecida por indicações que são contínuas dentro desta área e descontínuas num outro local»."

Este número contará com a coordenação científica de Margarida Elias e de Raquel Henriques da Silva.

Data limite de entrega: 31 de julho de 2019
Informações: am.cadernos@cm-lisboa.pt | Telef. 213 807 100


Cinema Vídeo
Conversas foto-fílmicas com Ana Gandum & Daniela Rodrigues
"coisas de lá / aqui já está sumindo eu III”

A sessão de março do ciclo de conversas "Conversas foto-fílmicas", promovido pelo ICNOVA - Cluster em Estudos Visuais e Arqueologia dos Media, do GI de Cultura, Comunicação e Artes, em parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa, será moderada por Marta Vilar Rosales e propõe um diálogo com as autoras do projeto "coisas de lá / aqui já está sumindo eu” - Ana Gandum e Daniela Rodrigues.

A obra parte de duas investigações académicas distintas, com um universo de pesquisa comum: a circulação de objectos e fotografias no contexto transnacional de migrações portuguesas para o Brasil. Na terceira e última versão do trabalho foram acrescentados novos textos, e realizadas mudanças nos objetos catalogados pelas artistas e pesquisadoras que agora poderão ser vistos em formato de livro.

"Conversas Foto-fílmicas” são momentos de diálogo entre artistas e investigadores das áreas da Fotografia e do Cinema e o público com entrada gratuita, mas sujeita ao número de lugares disponíveis e inscrição prévia para o e-mail: clusterevam@gmail.com.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246- 1100-394 Lisboa
28 de março, 18h00 - 19h30
Entrada livre
Documento do mês
Código de referência PT/AMLSB/CMLSBAH/CHC/004/0130/0001

Deliberação da reunião da Câmara de 13 de fevereiro de 1871
"Propomos que a camara mande photographar todos os edifícios antigos(...)"

No mês em que se assinalam os 25 anos de permanência do Arquivo Fotográfico na Rua da Palma, destacamos a deliberação da Câmara Municipal de 13 de fevereiro de 1871, através da qual é proposto por Anselmo Ferreira Pinto Basto, António José Luís de Saldanha Oliveira Juzarte Figueira e Sousa - 1.º Conde de Rio Maior, Dr. Joaquim José Alves, Dr. Manuel Thomaz Lisboa, que se "mande photographar todos os edifícios antigos que seus proprietários pretendem demolir e possam inspirar qualquer interesse archeológico e bem assim todos os locaes que tenham de sofrer transformações importantes".

A aprovação desta deliberação esteve na génese de outras ações que conduziram à constituição do Arquivo Fotográfico Municipal, o qual viria a instalar-se definitivamente na rua da Palma em março de 1994.

Conheça a história completa deste equipamento municipal lendo o documento na íntegra.

Tome notaTome nota
Saudade de Pedra
Exposição de fotografia de Jorge Guerra
Pão, carne e água: memórias de Lisboa Medieval
Exposição

SítioFacebookEndereço eletrónicoInstagramTwitter


AGENDA