Novembro no Fotográfico Exposições, fotolivros, mesas redondas e workshops Neste mês o AML | Fotográfico apresenta uma diversidade de iniciativas: a 15 de novembro termina a imagem contextualizada que traz a público os trabalhos dos jovens estudantes de fotografia Anita Marante, Francisca Soares, Juliana Campos, Rita Leite e Sebastião Costa, que expõem "Around what is almost not happening", "Paisagem-memória", "Entropia", "Luz Oblíqua" e "2BTITLED", respetivamente. Continua patente a exposição de Pauliana Valente Pimentel, O Narcisismo das pequenas diferenças, a qual apresenta nesta série de fotografias uma narrativa visual centrada na vivência de alguns jovens açorianos. A temática dominante é o território insular, com preponderância nos comportamentos, na procura do belo e nas múltiplas situações do quotidiano onde se abordam conceitos como diferença, tolerância ou transgressão.
No seu 10º aniversário, a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa irá decorrer uma vez mais nas instalações da rua da Palma. Este ano a organização apresenta algo diferente das edições anteriores, apostando numa reflexão sobre os últimos 10 anos da Feira.A iniciativa que irá decorrer nos dias 29 e 30 de novembro, entre as 17h00 e as 21h00 de sexta-feira e as 10h00 e 21h00 de sábado, contará assim com mesas redondas e debates, exposições de maquetas e workshops. Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico Rua da Palma, 246 - 1100-394 Lisboa |a imagem contextualizada|: até 15 de novembro
O Narcisismo das Pequenas Diferenças: até 11 de janeiro 10ª Feira do Livro de Fotografia: 29 e 30 de novembro Entrada livre Topografias Imaginárias
O som da cidade no cinema | Sinfonia Urbana
Continua a decorrer a 6ª edição do ciclo Topografias Imaginárias dedicada ao lado mais esquecido da criação cinematográfica e da vivência da cidade: o som. A sessão de 9 de novembro irá decorrer na Casa do Alentejo, tendo como convidados João Pedro Cachopo e José Bértolo, que irão comentar o filme de José Fonseca e Costa "Kilas, o mau da Fita". O visionamento comentado será às 15h30 e às 17h30 será projetado o filme completo. Esta iniciativa de entrada livre resulta de uma parceria da Videoteca com o IFILNOVA/FCSH, no âmbito do projeto Fragmentação e Reconfiguração: a experiência da cidade entre arte e filosofia. Este ciclo de visionamentos comentados termina em dezembro, com o filme A janela (Marialva Mix) de Edgar Pêra, cujo visionamento terá lugar no Marítimo Lisboa Clube, na Calçada da Bica Grande .Consulte aqui o programa completo da iniciativa. Casa do Alentejo
Rua das Portas de Santo Antão- 1150-062 Lisboa 9 novembro, 15h30 Entrada livre
Lisboa Natura 2020 Festival ecovídeo decorrerá em 2020
Inserido no programa da Lisboa Capital Verde 2020, a Videoteca do Arquivo Municipal de Lisboa vai promover o primeiro festival eco-vídeo de Lisboa: Lisboa Natura 2020. Brevemente será lançada a chamada para vídeos. Tomando a linguagem vídeo como suporte criativo, LISBOA NATURA 2020 assume-se como uma proposta de leitura, registo e memória da Natureza na cidade de Lisboa, que incentiva a documentação de realidades do mundo natural passado e presente mas também de novas paisagens, sentidos e conteúdos, possíveis ou idealizáveis.
Os conteúdos temáticos deverão incluir, por exemplo, a memória ambiental e/ou novas imagéticas; o espaço público do município – e.g. jardins, parques, miradouros, ruas, Tejo e zona ribeirinha; espaços interiores do município – e.g. património histórico e cultural; dicotomia espaço público/espaço privado; dialogia espaço natural/espaço urbano; imaginar/sugerir novos cenários e situações ideais para a cidade; utopias e distopias; domínios científico, artístico, activista; a luz, o som; ambientes da cidade e o o arquivo natural.
Conversas foto-fílmicas com Françoise Poos"Moving and Still: Memory and the Senses in the Hidden Images Exhibition, CNA Luxembourg, 2007”
A Videoteca vai receber no dia 21 de novembro, mais uma edição das Conversas foto-fílmicas, uma iniciativa do ICNOVA - Cluster em Estudos Visuais e Arqueologia dos Media, do GI de Cultura, Comunicação e Artes. A convidada para esta conversa, que decorrerá em inglês, é a investigadora e curadora Françoise Poos que irá examinar a localização da memória na exposição Hidden Images e irá discutir a importância de envolver o público através de uma abordagem sensorial. Isabel Stein e Arianna Mencaroni serão as moderadoras desta conversa. A exposição Hidden Images exibiu em 2007 filmes caseiros e amadores usando tecnologias novas e antigas, fotografias, projeções de vídeo e programas de computador, tendo por base a coleção de filmes amadores do Centre National de l’Audiovisuel (CNA), repositório central da herança cinematográfica, fotográfica e sonora do Luxemburgo. A entrada é gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.
AML |Videoteca Largo do Calvário, 2 - 1300-113 Lisboa 21 novembro, 19h00-20h30 Entrada livre
|