Notícias do Arquivo | Novembro 2019

 
 
 

Novembro no FotográficoMCatálogo O Narcisismo das Pequenas Diferenças
Exposições, fotolivros, mesas redondas e workshops

Neste mês o AML | Fotográfico apresenta uma diversidade de iniciativas: a 15 de novembro termina a imagem contextualizada que traz a público os trabalhos dos jovens estudantes de fotografia Anita Marante, Francisca Soares, Juliana Campos, Rita Leite e Sebastião Costa, que expõem "Around what is almost not happening", "Paisagem-memória", "Entropia", "Luz Oblíqua" e "2BTITLED", respetivamente.

Continua patente a exposição de Pauliana Valente Pimentel, O Narcisismo das pequenas diferenças, a qual apresenta nesta série de fotografias uma narrativa visual centrada na vivência de alguns jovens açorianos. A temática dominante é o território insular, com preponderância nos comportamentos, na procura do belo e nas múltiplas situações do quotidiano onde se abordam conceitos como diferença, tolerância ou transgressão.

No seu 10º aniversário, a
Feira do Livro de Fotografia de Lisboa irá decorrer uma vez mais nas instalações da rua da Palma. Este ano a organização apresenta algo diferente das edições anteriores, apostando numa reflexão sobre os últimos 10 anos da Feira.A iniciativa que irá decorrer nos dias 29 e 30 de novembro, entre as 17h00 e as 21h00 de sexta-feira e as 10h00 e 21h00 de sábado, contará assim com mesas redondas e debates, exposições de maquetas e workshops.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246 - 1100-394 Lisboa

|a imagem contextualizada|: até 15 de novembro
O Narcisismo das Pequenas Diferenças: até 11 de janeiro
10ª Feira do Livro de Fotografia: 29 e 30 de novembro
Entrada livreTopografias Imaginárias
O som da cidade no cinema | Sinfonia Urbana

Continua a decorrer a 6ª edição do ciclo Topografias Imaginárias dedicada ao lado mais esquecido da criação cinematográfica e da vivência da cidade: o som.

A sessão de 9 de novembro irá decorrer na Casa do Alentejo, tendo como convidados João Pedro Cachopo e José Bértolo, que irão comentar o filme de José Fonseca e Costa "Kilas, o mau da Fita". O visionamento comentado será às 15h30 e às 17h30 será projetado o filme completo.

Esta iniciativa de entrada livre resulta de uma parceria da Videoteca com o IFILNOVA/FCSH, no âmbito do projeto Fragmentação e Reconfiguração: a experiência da cidade entre arte e filosofia.

Este ciclo de visionamentos comentados termina em dezembro, com o filme A janela (Marialva Mix) de Edgar Pêra, cujo visionamento terá lugar no Marítimo Lisboa Clube, na Calçada da Bica Grande.
Consulte aqui o programa completo da iniciativa.

Casa do Alentejo
Rua das Portas de Santo Antão- 1150-062 Lisboa
9 novembro, 15h30
Entrada livre



Lisboa Natura 2020
Festival ecovídeo decorrerá em 2020

Inserido no programa da Lisboa Capital Verde 2020, a Videoteca do Arquivo Municipal de Lisboa vai promover o primeiro festival eco-vídeo de Lisboa: Lisboa Natura 2020. Brevemente será lançada a chamada para vídeos.

Tomando a linguagem vídeo como suporte criativo, LISBOA NATURA 2020 assume-se como uma proposta de leitura, registo e memória da Natureza na cidade de Lisboa, que incentiva a documentação de realidades do mundo natural passado e presente mas também de novas paisagens, sentidos e conteúdos, possíveis ou idealizáveis.

Os conteúdos temáticos deverão incluir, por exemplo, a memória ambiental e/ou novas imagéticas; o espaço público do município – e.g. jardins, parques, miradouros, ruas, Tejo e zona ribeirinha; espaços interiores do município – e.g. património histórico e cultural; dicotomia espaço público/espaço privado; dialogia espaço natural/espaço urbano; imaginar/sugerir novos cenários e situações ideais para a cidade; utopias e distopias; domínios científico, artístico, activista; a luz, o som; ambientes da cidade e o o arquivo natural.


Conversas foto-fílmicas com Françoise Poos
"Moving and Still: Memory and the Senses in the Hidden Images Exhibition, CNA Luxembourg, 2007”

A Videoteca vai receber no dia 21 de novembro, mais uma edição das Conversas foto-fílmicas, uma iniciativa do ICNOVA - Cluster em Estudos Visuais e Arqueologia dos Media, do GI de Cultura, Comunicação e Artes.

A convidada para esta conversa, que decorrerá em inglês, é a investigadora e curadora Françoise Poos que irá examinar a localização da memória na exposição Hidden Images e irá discutir a importância de envolver o público através de uma abordagem sensorial. Isabel Stein e Arianna Mencaroni serão as moderadoras desta conversa.

A exposição Hidden Images exibiu em 2007 filmes caseiros e amadores usando tecnologias novas e antigas, fotografias, projeções de vídeo e programas de computador, tendo por base a coleção de filmes amadores do Centre National de l’Audiovisuel (CNA), repositório central da herança cinematográfica, fotográfica e sonora do Luxemburgo.

A entrada é gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.

AML |Videoteca
Largo do Calvário, 2 - 1300-113 Lisboa
21 novembro, 19h00-20h30
Entrada livre

Documento do mês

Cópia da carta da Rainha Nossa Senhora para a Câmara
"Ontem que se contarão seis do corrente foi Deus servido levar para sy a El Rey meu senhor com tantas, e tão particulares demonstrações de piedade que sendo por certo está no Ceo, aonde será mui bom defensor de seus Reinos, e Vassallos.”

As palavras acima terão sido ditadas por D. Luísa de Gusmão, rainha consorte de D. João IV, no dia seguinte à morte do monarca português. A frase faz parte de uma carta enviada à Câmara de Lisboa, dirigida ao presidente, aos vereadores, aos procuradores da Câmara e aos procuradores dos mesteres da cidade.

D. Luísa de Gusmão, regente do reino a partir da morte do monarca, deu sequência escrita aos procedimentos a observar pelo luto do rei, fixando-os, neste caso, numa carta enviada à Câmara de Lisboa. Deste modo, foi ordenado e transmitido aos oficiais da câmara a observação de distintas formas de luto.

Próximo mês
Tome notaTome notaTome nota
Topografias Imaginárias
Visionamento comentado de "A Janela (Marialva Mix)"
Cadernos do Arquivo Municipal
Lançamento do n.º12
Conversas foto-fílmicas
Com Stijn de Cauwer

SítioFacebookEndereço eletrónicoInstagramTwitter

Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal


AGENDA