Notícias do Arquivo | Outubro 2021

© Arquivo Municipal de Lisboa | Instalações do Arco do Cego

Arquivo Municipal | Encerramento do Arco do Cego

A partir do mês de outubro as instalações do Arquivo Municipal de Lisboa, localizadas no Bairro do Arco do Cego, vão encerrar para se proceder à transferência do acervo documental lá existente, para as instalações do Bairro da Liberdade, libertando aquele edifício para outro tipo de ocupação municipal.

Prevê-se que a documentação agora transferida fique de novo disponível para consulta a partir de janeiro de 2022. (...)

Fernando Pina, 221/67 ex voto© Fernando Pina | 221/67 ex-voto

|a imagem contextualizada| 221/67-ex-voto

O Arquivo Fotográfico voltou a abrir as suas portas em setembro para acolher as exposições de Valter Vinagre, José Vieira Mendes e Maija Annikki Savolainen, esta última integrada na programação do Festival Imago Lisboa 2021.

A partir de 14 de outubro, além de Homem Morto Passou Aqui, Lisboa: Anos 80 e Paperworks (See/Sea), poderá visitar o projeto individual de Fernando Pina, 221/67 - ex-voto, que dá corpo à edição de 2021 do projeto |a imagem contextualizada|. Este trabalho é o produto da investigação e interpretação realizadas a partir dos álbuns fotográficos de guerra do soldado 221/67, um típico soldado português, de proveniência modesta, que nasceu e cresceu no interior do país, e que combateu na guerra colonial. (...)

Alberto Carlos Lima,sala de aula de escola primária, 1900© Arquivo Municipal de Lisboa | Alberto Carlos Lima, sala de aula de escola primária, 1900

Cadernos do Arquivo Municipal | Chamada para artigos

Está aberta até 31 de dezembro a chamada para artigos para o nº 18 dos Cadernos do Arquivo Municipal, que terá como tema as "Artes de educar: emergência e edificação do paradigma escolar moderno (meados do século XVIII, primeiro quartel do século XX)".

O número contará com a coordenação científica de Jorge Ramos do Ó (IE-ULisboa) e Carlota Boto (FE-USP), e pretende mapear, identificando-os na sua própria proveniência histórica, um conjunto amplo de instituições públicas, experiências pioneiras e discursos pedagógicos inovadores que estiveram na génese e consolidação de uma intenção educativa explícita a partir da Era Moderna e que, no caso português e a partir do Estado, se desenvolve com a expulsão dos jesuítas e sob o efeito do grande terramoto de Lisboa, cujo impacto foi amplamente visível em todo o Ocidente.

Procura-se assim, com esta edição dos Cadernos do Arquivo Municipal, e a partir de investigações específicas, contribuir para a inteligibilidade de toda uma operação civilizacional que foi articulando, de modo crescentemente eficaz e substantivo, as esferas do poder com as do saber. (...)