Notícias do Arquivo | Setembro 2019

 
 
 

Fotografia: Revista ao Serviço da Arte Fotográfica. Lisboa. A. II N.º8 (Fev.-Mar.1955), p. 14Topografias Imaginárias
O som da cidade no cinema | Sinfonia Urbana

A 6ª edição do ciclo Topografias Imaginárias será dedicada ao lado mais esquecido da criação cinematográfica e da vivência da cidade: o som.

Ao longo de quatro sessões organizadas entre Setembro e Dezembro, numa sessão por mês, este ciclo de visionamentos comentados irá fazer um percurso pela cidade e pelo cinema: cada filme será comentado no local onde foi rodado, sendo assim possível ter ao mesmo tempo uma experiência da sonoridade do filme e da cidade real e atual onde este foi realizado.

O ciclo arranca a 28 de setembro com a experiência sonora mais radical do programa: o filme Lisboa, Crónica Anedótica, um retrato monumental da cidade realizado em 1930 por José Leitão de Barros, e um dos últimos filmes mudos realizados em Portugal, será projetado ao ar livre, sem som, sendo a própria cidade a sonorizar esse retrato  da cidade. Esta projeção terá lugar no Largo do Calvário.
Belarmino, Kilas, o mau da fita e A janela (Marialva Mix), serão os outros filmes comentados nesta edição, respetivamente nos dias 19 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro.

Esta iniciativa resulta de uma parceria da Videoteca com o IFILNOVA/FCSH, no âmbito do projeto Fragmentação e Reconfiguração: a experiência da cidade entre arte e filosofia.

Consulte o programa completo aqui.

AML |Videoteca
Largo do Calvário, 2 - 1300-113 Lisboa
28 setembro, 17h30
Entrada livre

Fotografia: Revista ao Serviço da Arte Fotográfica. Lisboa. A. II N.º8 (Fev.-Mar.1955), p. 14HIKARI (luz, light)
Visita guiada com Pedro Medeiros

A encerrar a mostra, no dia 28 de setembro, pelas 15h00, o fotógrafo Pedro Medeiros guiará os visitantes pela exposição HIKARI, um conjunto de 50 imagens produzidas entre 2015 e 2017, período em que viveu em Kyoto.

Desde o início, mais do que fotografar no Japão, ou constituir um arquivo de imagens dessa experiência, o objetivo assumido pelo autor foi o de produzir uma obra fotográfica, estabelecendo o preto e branco como linguagem estética.

Sem comprometer a importância da sequenciação das imagens e a vertigem da velocidade convocada pelo Japão contemporâneo, que é apresentado sem tabus e sem impedimentos nem obstáculos, encontramos nesta exposição também um olhar profundo, demorado, que se detém com precisão sobre temas tão complexos como a memória e o lugar dos contextos patrimoniais, a solidão humana e as transformações provocadas pela tecnologia, num estilo de registo que adquire uma outra dimensão, centrando-se sobre o Japão milenar e os seus rituais quotidianos mais simbólicos.

As visitas são gratuitas mas necessitam marcação prévia, através de telefone (218 844 060) ou email (arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt).

AML | Fotográfico
Rua da Palma, 246 - 1100-394 Lisboa
Até 28 de setembro
Entrada livre

Miradas ParalelasMiradas Paralelas
Irão - Espanha: Fotógrafas no Espelho

Termina a 28 de setembro a exposição Miradas Paralelas - Irão-Espanha: Fotógrafas no Espelho. Esta mostracongrega os olhares de um conjunto notável de fotógrafas espanholas e iranianas, que se apresentam ligadas (em pares) num diálogo de respeito e admiração.

Trata-se por um lado de um exercício de descoberta dos seus trabalhos, e por outro, de um encontro que realça afinidades e trajetórias que cada fotógrafa optou por captar em locais e fases diferentes das suas carreiras.

As imagens de Soledad Córdoba e Shadi Gadirian; Cristina García Rodero e Hengameh Golestan; Amparo Garrido e Rana Javadi; Isabel Muñoz e Gohar Dashti; Mayte Vieta e Ghazaleh Hedayah; María Zarazúa e Newsha Tavakolians, aproximam-nos das ideias de fragilidade e de resistência, e colocam-nos perante as histórias e vida dos seus protagonistas.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246 - 1100-394 Lisboa
Até 28 de setembro

Entrada livre
Serviço EducativoPrograma DescolaServiço Educativo
Oferta educativa para o ano letivo 2019/20

Já está disponível a brochura com a oferta de atividades do nosso Serviço Educativo para o ano lectivo que este mês se inicia.

Além das atividades já habituais, este ano trazemos algumas novidades como o "Passo a passo pelo bairro da minha escola - transformações e permanências" .

Esta e outras atividades incluem também o Programa Descola, atividades criativas para professores e alunos de todos os níveis de ensino, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC que congrega várias propostas educativas dos equipamentos e serviços culturais do município de Lisboa, dirigidas a professores, alunos e escolas.

A este propósito, decorrerá a 21 de setembro o Dia Aberto do DESCOLA, na Biblioteca Palácio Galveias, entre as 14h00 e as 18h30; uma oportunidade para professores e educadores experimentarem algumas das actividades preparadas para o ano letivo 2019/20 e conhecerem as linhas orientadoras da programação.
Pode fazer a sua inscrição aqui, assinar a newsletter do programa ou saber mais informação aqui

Fotomontagem com fotografias de Joshua BenolielChamada para artigos
Cadernos do Arquivo Municipal Nº 13, "Indústria e operários nos séculos XIX e XX"
Encontra-se aberto o período de receção de propostas de novos artigos para o número 13 da revista científica CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL.

Dedicado ao tema "Indústria e operários nos séculos XIX e XX", este número terá a coordenação de Magda de Avelar Pinheiro (CIES/ISCTE) e pretende recolher propostas de artigos que contribuam para o estudo da indústria e dos operários nos séculos XIX e XX.

Paz e guerra, progressismo, nacional-socialismo, anarco-sindicalismo, ou a social-democracia, mobilizaram os trabalhadores e a indústria de formas variadas, e muitas vezes insustentavelmente violentas. Campo e cidade tiveram os seus tempos industriais áureos em conjunturas e geografias diferentes, mas não devemos esquecer que as maiores cidades como Lisboa ou o Porto cresceram absorvendo lugares e mesmo vilas até se tornarem em metrópoles.

Data limite de entrega: 31 de janeiro de 2020
Informações: am.cadernos@cm-lisboa.pt | Telef. +351 213 807 100

Cinema Vídeo
Praça do Comércio. Vista Sul, [década de 1940] | Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/JBN/003648Panorâmicas de Lisboa
Judah Benoliel

A coleção de fotografias de Judah Benoliel (1890-1968), filho do repórter fotográfico Joshua Benoliel (1873-1932), foi incorporada no acervo do Arquivo Municipal de Lisboa através de vendas parcelares de 1943 a 1964 feitas pelo próprio à Câmara Municipal de Lisboa e manteve-se associada ao conjunto fotográfico do seu pai apesar das autorias estarem devidamente identificadas.

Do trabalho de Judah Benoliel destacamos neste documento do mês uma Panorâmica de Lisboa, de formato 6x18 cm, em suporte de nitrato de celulose, gelatina e prata, da década de 40 do século XX. Estas Panorâmicas representam vistas surpreendentes da cidade, num discurso nostálgico, no qual encontramos construções desaparecidas, praças despojadas de movimento rodoviário e de transeuntes com monumentos parecendo suspensos no espaço que ainda não ganhou forma, numa cidade em crescimento ainda repleta de espaços desocupados.

As panorâmicas são imagens mais luminosas, prendem o olhar contemplativo que se demora nos pormenores. O recorte do casario, a grandiosidade dos edifícios emblemáticos da cidade, a escassa presença de automóveis e a reduzida escala de quem passa num aparente ritmo lento criam o cenário urbano de uma cidade esquecida. Este tipo de fotografia adequa-se ao registo da cidade e amplia a vista sobre a sua morfologia, contemplando igualmente o recorte das formas.


Parcerias
Carris125 Anos do Teatro Municipal São Luiz


No ano em que se assinala o 125º aniversário da inauguração do Teatro Municipal São Luiz, uma das casas de espetáculo mais emblemáticas da Capital portuguesa, o Arquivo Municipal de Lisboa, sendo detentor do espólio documental deste Teatro, destaca no Vale a Pena Ler de setembro as publicações que o noticiaram ou que abordam aspetos da sua história, as quais, a par com os documentos produzidos no âmbito da sua atividade, contribuem para o conhecimento da sua vida.





Próximo mês
Tome notaTome notaTome nota
Topografias imaginárias
Visionamento comentado de "Berlamino"
Narcisismo das Pequenas Diferenças
Pauliana Valente Pimentel
Imagem contextualizada


SítioFacebookEndereço eletrónicoInstagramTwitter

Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal

AGENDA