Notícias do Arquivo | Setembro 2021

Próximas exposições© Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico

Arquivo Fotográfico apresenta novas exposições

"Homem morto passou aqui" de Valter Vinagre e "Aqui Lisboa: anos 80" de José Vieira Mendes inicialmente previstas para 4 de fevereiro, as exposições tiveram de ser adiadas, pelo agravamento da pandemia.

"Paperworks (See/Sea)" de Maija Annikki Savolainen exposição incluída na 3ª edição do Festival Imago Lisboa.
As exposições abrem ao público a 30 de setembro e ficam patentes até 28 de janeiro de 2022, com entrada livre, seguindo todas as normas da Direção Geral da Saúde.(...)

Retrato feminino, c. 1850©João Neves, Mural / Marvila (pormenor), 2020

Lançamento | 'Eu nem sabia que Marvila existia'

No âmbito da Feira do Livro de Lisboa, vai ser apresentada no dia 2 de setembro pelas 18h30, no Espaço BLX (Bibliotecas de Lisboa), uma publicação que resulta de um conjunto de encontros que decorreram em Marvila, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020, organizados no âmbito do terceiro momento do ciclo O que é o Arquivo? (laboratório Cidade/Arquivo: espaço expectante) e da terceira edição da TRAÇA – mostra de filmes de arquivos familiares.

Com a participação de moradores e de investigadores de diversas áreas de trabalho (como o urbanismo, a arquitetura, a filosofia ou a história), 'EU NEM SABIA QUE MARVILA EXISTIA' propõe um trajeto pela maior mas também das mais desconhecidas freguesias de Lisboa: Marvila. O texto remonta as conversas entre estes diversos intervenientes, que tiveram lugar ao longo de dois anos em diversos bairros desta freguesia, como se de uma única conversa, sem princípio nem fim, se tratasse. Uma conversa que projeta na paisagem do presente os múltiplos e complexos passados, e os futuros possíveis, de Marvila.
(...)

© Valter Vinagre - Sem título/untitled #12. Roliça, Portugal. 17 de Agosto de 1808. 06h15.Da série "Homem morto passou aqui" 2014-2018

Homem Morto Passou Aqui | Valter Vinagre
"Homem morto passou aqui", é resultado de um trabalho de cerca de cinco anos de Valter Vinagre realizado em Portugal – território preferencial e recorrente dos seus projetos fotográficos –, como palco dos diversos confrontos ocorridos durante as Invasões Francesas.

Utilizando a paisagem para fazer a reconstituição de um legado histórico perdido na memória coletiva, o autor retrata os vários eventos das Guerras Peninsulares, ocorridos de Norte a Sul do país. Almeida, Bussaco, Chaves, Porto, Amarante, Évora e Olhão, juntamente com as Linhas de Torres Vedras, foram alguns dos locais fotografados ao longo desse tempo e respeitando o calendário dos acontecimentos que fizeram a história das três Invasões. (...)