Carris

 
 
 

Parceria com a Carris

Sendo a CARRIS detentora de um vasto conjunto documental produzido no âmbito do exercício da sua longa atividade, e sendo o Arquivo Municipal de Lisboa responsável pela salvaguarda e e valorização do património arquivístico municipal, além de detentor de recursos técnicos adequados, foi formalizado em setembro de 2018 um protocolo de cooperação entre as duas entidades.

No seguimento da formalização deste protocolo, irão ser articulados esforços para a implementação de boas práticas de gestão documental, nomeadamente ao nível das funções de arquivo, como registo, classificação, avaliação, descrição, indexação, difusão e preservação do "arquivo geral".

Numa primeira fase, será dada prioridade à avaliação da documentação acumulada (cerca de 2100 metros lineares). Numa segunda fase, no âmbito da intervenção sobre o "arquivo histórico”, o Arquivo Municipal de Lisboa irá desenvolver ações na preparação dos recursos humanos da CARRIS no sentido de os formar para as tarefas de higienização da documentação, de diagnóstico relativo ao estado de conservação da documentação, bem como estarem atentos às necessidades de intervenção de conservação e restauro. Será ainda prestado apoio na elaboração de requisitos técnicos a incluir no caderno de encargos para a contratação de serviços de organização, descrição e digitalização e acompanhamento dos trabalhos, assim como na definição das condições a observar para a instalação do arquivo num novo depósito.

Numa terceira área de intervenção, e tendo em vista a constituição da biblioteca da CARRIS, o arquivo irá dar apoio na definição os requisitos técnicos para a inventariação e tratamento do material bibliográfico, bem como apoiar e supervisionar todas as operações de organização, catalogação e indexação da bibliografia existente.

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