Projeto Rossio - Ciências Sociais, Artes e Humanidades

Projeto ROSSIO - Ciências Sociais, Artes e Humanidades

Rossio

O que é?

O ROSSIO é uma infraestrutura portuguesa de investigação de referência para as Ciências Sociais, Artes e Humanidades promovida por um consórcio coordenado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Objetivos

O ROSSIO pretende agregar, interligar e difundir um universo ímpar de conteúdos digitais provenientes das atividades de investigação, repositórios, arquivos, bibliotecas, coleções de arte e bancos de dados pertencentes a um conjunto de instituições de referência reunidas em consórcio para realizar um plano de ação comum. Os conteúdos digitais partilhados serão indexados de acordo com uma estrutura de metadados em linha com padrões internacionais e enriquecidos com informação contextual.

Entidades parceiras

A Infraestrutura reúne um número de entidades prestigiadas: Câmara Municipal de Lisboa, Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Direção-Geral do Património Cultural, Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Nacional D. Maria II.

Financiamento

Aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o projeto conta com o financiamento de cerca de 3 milhões de euros, no quadro do Programa Operacional Regional de Lisboa (Portugal 2020), cabendo à Câmara Municipal de Lisboa a verba de 334.846,50€.

Duração

A preparação da nova plataforma com vista à disponibilização de conteúdos, terá a duração de três anos, tendo-se iniciado em dezembro de 2017 e será concluído em dezembro de 2020.

O Arquivo Municipal de Lisboa no ROSSIO

Cumprindo o desígnio do ROSSIO, a Câmara Municipal de Lisboa, através da Direção Municipal da Cultura / Departamento de Património Cultural / Arquivo Municipal de Lisboa, participa ativamente no projeto, enquanto detentora de um valioso acervo documental, que data do século XII até à atualidade.