Stereo Visual Culture

 
 
 

A Arquivo Municipal de Lisboa é parceiro da Universidade Lusófona no projeto de investigação Stereo Visual Culture, o qual tem como objetivo caracterizar a cultura visual da estereoscopia em Portugal a partir das suas imagens fotográficas e dos discursos especializados que as acompanharam nos séculos XIX e XX. 

A fotografia estereoscópica do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX, estruturou-se a partir de um programa muito próximo ao da cultura visual contemporânea, destacando-se como um marco assinalável da sua arqueologia. Este projeto pretende recuperar a reflexão sobre um medium que foi abandonado pelos usos populares ou artísticos da fotografia, assim como muito pouco estudado em Portugal. 

São objeto deste estudo uma parte significativa das coleções de fotografia estereoscópica disponíveis nos acervos públicos portugueses, assim como os discursos sobre a estereoscopia publicados em jornais e revistas especializadas em fotografia desde 1869 até 1945.

Resultado desta parceria foi também a exposição "A Terceira imagem: a fotografia estereoscópica em Portugal e o desejo do 3D", patente ao público no AML | Fotográfico entre 16 de abril e 22 de agosto de 2015.

Galeria com algumas das imagens representativas da coleção do Arquivo Municipal de Lisboa.

Saber mais sobre este projeto


AGENDA