Catálogo Curtas #5

 

Categorias

Outros ciclos e mostras

  • Catálogo Curtas #5 1
 
 

Catálogo Curtas #5


Catálogo Curtas #5

Catálogo Curtas#5
2003

"Chegámos à V edição deste projecto. Quando o iniciámos em 1999, queríamos criar em Lisboa um espaço onde as curtas-metragens portuguesas pudessem ser exibidas e onde tivéssemos a oportunidade de as ver. Na altura, a ideia fazia todo o sentido, uma vez que a ausência desse espaço era total, como total a "invisibilidade" destes filmes. Entretanto surgiram na cidade outras oportunidades e outros espaços de exibição para curtas-metragens mas (...) o "boom" de produção de curtas-metragens a que assistimos em meados dos anos noventa sofreu recentemente um impasse tal, que se tornou comum perguntar: Quantas curtas-metragens portuguesas em 2004? Estaremos a viver o declínio inesperado de mais um ciclo de produção cinematográfica nacional?" (Ilda Castro, no texto de introdução).

Na prossecução do convite ao contributo de profissionais envolvidos nas curtas-metragens portuguesas, iniciado na edição anterior, pela segunda vez a Videoteca propõe um formato de catálogo diferente, com a participação de diversos autores, em reflexões críticas e reflexões ensaísticas, em imagens fotográficas e em desenho, em intervenções escritas, gráficas e visuais. Contámos com a participação de António Ferreira, Sandro Aguilar, Miguel Gomes, Isabel Rosa, Gonçalo C. Luz, Isabel Aboim, Ilda Castro, António Correia, Emídio Buchinho, Marina Graça, Rita Nunes, Paulo D´Alva, Raquel Freire, Inês Carvalho, Elsa Bruxelas, Pedro Ramos e Leonor Castro Pinto.
Esta edição inclui ainda uma conversa inédita com António Ferreira e Dörte Schneider, realizada durante a edição de 2002, e a reposição de uma conversa com Rui Goulart (publicada em 1998 e entretanto esgotada), por ocasião da sua participação com uma curta-metragem neste V Curtas.

Preço:
 
Sugira a um amigo

Não possui comentários. Envie o Seu !

pesquisa
 
AGENDA