Outros ciclos e mostras

Autor: Dafne Editora e CML | AML

2019

«Um Mapa de Lisboa no Cinema é uma deambulação pela cidade através das imagens e ideias de uma série de filmes. Construído a partir da transcrição de intervenções em sessões de visionamento dedicadas à arquitectura do ciclo Topografias Imaginárias — organizado desde 2015 pela Videoteca do Arquivo Municipal de Lisboa —, o mapa resulta da sobreposição de duas topografias: a topografia dos filmes e a topografia da cidade. Num método próximo da montagem cinematográfica, reordenaram-se fragmentos das intervenções e reorganizaram-se as imagens projectadas nas sessões. Este livro é um mapa, simultaneamente real e imaginário, espacial e temporal, da cidade de Lisboa.
Um mapa construído por Inês Sapeta Dias, Alexandra Areia e Inês Monteiro a partir dos filmes: Crónica dos Bons Malandros, Três Palmeiras, O Estado das Coisas, Ruínas, Doc’s Kingdom, Ninguém Duas Vezes, Recordações da Casa Amarela, Divina Comédia, Corte de Cabelo, Mal, O Fantasma, Os Mutantes, Xavier.»

Ficha técnica:

edição
Dafne Editora & Câmara Municipal de Lisba, Pelouro da Cultura e Relações Internacionais, Direção Municipal de Cultura, Departamento de Património Cultural, Divisão de Arquivo Municipal

1.ª edição
Porto/Lisboa 2019