PANORAMA | 2ª Mostra do Documentário Português

Publicações PANORAMA

PANORAMA | 2ª Mostra do Documentário Português

2008

”Panorâmica” é um movimento de câmara em que esta, assente sobre um eixo imóvel, gira sobre si própria apresentando uma tomada de vistas horizontal e circular. No eixo do nosso movimento está a pergunta que cinema faz o documentário português?, resultado da dúvida essencial que nos guiou durante a elaboração deste projeto. Decidimos duvidar do cinema. E assim voltar a fazer perguntas que provavelmente já não são perguntas que se façam. Nesta perspetiva, o catálogo é a construção desse eixo, e a programação a tomada de vistas. No primeiro decidimos partir a pergunta ao meio e concentrar a reflexão na primeira parte: que cinema? E na programação junta-se a esta, a vontade de concretizar os conceitos encontrados, no panorama real do documentário português. Assim, para o catálogo, convidámos um conjunto de pessoas a voltar a pensar sobre o lugar mais fundo da construção no cinema, e do seu próprio trabalho. Críticos, professores de cinema, realizadores, e pessoas que trabalham mais diretamente com os materiais do cinema (na montagem, na direção de fotografia, no som) responderam a um mesmo conjunto de perguntas, onde se procurou perceber o que será o cinema, em que é que ele se funda, com que ferramentas opera, que instrumentos estão à sua disposição.”
(Inês Sapeta Dias, no texto de introdução)

O catálogo inclui as fichas dos filmes programados que correspondem a dois anos de produção. E ainda reflexões de Alberto Seixas Santos, Luís Miguel Oliveira, Pedro Marques, João Pedro Rodrigues, Manuel Mozos, Rui Poças, Joaquim Pinto, João Mário Grilo. Na rubrica "percursos no documentário português” foi visitada a obra de Paulo Rocha e o catálogo inclui textos sobre cada um dos filmes programados: Pousada das Chagas, Máscara de Aço contra Abismo Azul, Ilha de Moraes, As Sereias, Mudar de Vida.

Publicação disponível para venda na videoteca.

Preço: € 5,05

Sugira a um amigo

Não possui comentários. Envie o Seu !