PANORAMA V os debates 2011

 

Categorias

Publicações PANORAMA

  • PANORAMA V os debates 2011 1
 
 

PANORAMA V os debates 2011



PANORAMA V os debates 2011
Ed. Janeiro 2013


Disponível em formato PDF


Esta 5ª edição do Panorama interroga: "Como se relaciona o documentário português com o mundo de hoje?”. Neste apuramento das ligações entre o documentário e a realidade que o inspira, o Panorama não deixou de questionar a transversalidade que marca a actualidade, numa transnacionalidade perspéctica que espelha lugares e inquietações cada vez mais comuns em cenários diversos, e que não elidiu o isolar de algumas singularidades. O tema central de debate reuniu Manuel Vilaverde, programador do DocLisboa, José Neves, historiador, e Carlos Pereira e Vanessa Dias, da Escola Superior de Teatro e Cinema, representantes do projecto "Principais Tendências do Cinema Português Contemporâneo”. Se esta questão central perpassou por todas as conversas ao longo dos dezoito debates aqui reunidos, o próprio esbatimento das fronteiras de género, documentário/ficção, esteve também presente enquanto manifestação de um outro olhar sobre o próprio lugar do cinema, num mundo cada vez mais habitado pelas imagens em movimento.
Tal como nos anos anteriores, a programação procurou ser reflexo da produção documental portuguesa mais recente (esta edição incidiu sobre a produção de 2010 e integra algumas obras de 2011), e os realizadores dos filmes programados foram convidados a estar presentes e participar com os seus testemunhos e experiências. João Canijo, Regina Guimarães, Antónia Seabra, Luciana Fina, André Príncipe, Miguel Guimarães Correia, Daniel Sousa, Luis Miguel Correia, Catarina Mourão, André Agostinho, António Borges Correia, Pedro Neves, Vitor Alves, Saguenail, Pedro Sena Nunes, Rui Simões, Adelino Gomes, Maria João Soares, José Costa Barbosa, Patrícia Leal, Inês Machado, Mónica Baptista, David, Márcio Laranjeira, Joana Louçã, Alex, Nuno Ventura Barbosa, Miguel Clara Vasconcelos, Ava Koretzky, Isabel Dias Martins, Bruno Grilo, Sofia Borges, Rodrigo Lacerda, Rodrigo Lacerda e Rita Alcaire, conversaram sobre os filmes em exibição.
Neste élan com a contemporaneidade, esta edição elegeu para a secção "Percursos no Documentário Português”, a retrospectiva "Cinema no Pós-Abril”, selecção de filmes produzidos no período revolucionário pós 25 de Abril de 1974. Alberto Seixas Santos, Adelino Gomes, Fernando Matos Silva, José Nascimento, Rui Simões e Solveig Nordlund foram alguns dos autores que vivenciaram esse período e participaram nestes debates temáticos, procurando as ligações entre essa produção e a urgência do que esta então documentava.
Do conjunto de experiências relatadas e comentadas nesta 5ª edição, aqui o registo.
(Ilda Castro, no texto de introdução)

Publicação disponível para venda na videoteca.

Preço:
 
Sugira a um amigo

Não possui comentários. Envie o Seu !

pesquisa
 
AGENDA