Cadernos do Arquivo Municipal | nº 06

2.ª série

Cadernos do Arquivo Municipal | nº 06

Autor: CML | AML

Histórias de casas e de quem lá vive(u) - vol. II
ISSN: 2183 - 3176
Coordenação científica: Raquel Henriques da Silva

«"Às vezes íamos a subir as escadas (forradas de azulejo) do pátio (do Colégio) e dizíamos: Ó mãe, não diga mal, que a sua casa é um palácio! E ela (…): É um palácio nas escadas, que aqui em casa é uma barraca! (…)1

A epígrafe que escolhi, apropriada de um dos artigos deste volume, assume a extrema diversidade tipológica e simbólica do que designamos por "casas”, mote para este e o anterior número dos Cadernos do Arquivo Municipal porque, entre os investigadores desta área expandida, a ressonância obrigou a feliz desdobramento dos artigos submetidos e qualificadamente arbitrados.
Reli-os no final de longo e motivador processo, próprio de uma revista científica, e posso assegurar, os muitos leitores que os vão consultar, que eles reúnem matéria de considerável importância: desde logo, e como é indispensável, a divulgação de inéditas fontes primárias – maioritariamente recolhidas no Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa cuja riqueza não para de nos surpreender – mas, em alguns casos, completados com outros de que se destaca, naturalmente, o Arquivo Nacional Torre do Tombo. Não posso deixar de referir também a importância das ilustrações selecionadas, quer as eminentemente técnicas, quer, nesta cronologia recente, as fotografias que documentam as casas e, na maioria dos casos, quem lá vive(u), como se pretendia. (...)».

Raquel Henriques da Silva

1 - Testemunho de América Cardoso Nabais, Lisboa 17/08/2011 in SILVA, Maria Margarida de Almeida Reis e - Pátios e vilas de Marvila e Beato: modos de vida de um movimento antigo, publicado nesta revista.

Ver índice completo e consultar os artigos aqui
Veja no ISSUU

Preço:

Sugira a um amigo

Não possui comentários. Envie o Seu !