Cadernos do Arquivo Municipal | nº13

Indústria e operários nos séculos XIX e XX
ISSN: 2183 - 3176
Coordenação científica: Magda de Avelar Pinheiro

«NO número dos Cadernos do Arquivo Municipal que agora se publica apresenta-se num novo formato com a finalidade, não só, de permitir a um maior número de investigadores a publicação dos seus estudos, como também de procurar corresponder ao que é atualmente expectável por parte das revistas científicas indexadas e em acesso aberto.

Assim, a partir de agora, com eventual exceção para números especiais, cada número da revista irá incluir um Dossier Temático, assim como uma secção de Artigos que reunirá um conjunto de textos extra tema, propostos para publicação. Em ambas as secções, os artigos serão sujeitos ao processo de double blind peer-review, para o qual continuaremos a contar com a colaboração da comunidade científica nacional e internacional.

Por outro lado, passa a ser possível submeter artigos sem referência a fontes do Arquivo Municipal de Lisboa. Esta mudança surge devido à cada vez maior internacionalização dos Cadernos permitindo que autores de língua estrangeira e/ou afiliados em centros de investigação de outros países possam também divulgar os seus trabalhos científicos nesta revista.

A Documenta vai continuar a apresentar uma seleção de documentos do acervo do Arquivo Municipal, relacionados preferencialmente com o Dossier Temático do número onde se insere, e a Varia vai reunir, em exclusivo, artigos de divulgação (sem peer-review) destas fontes. Estas secções são o veículo por excelência de disseminação do acervo do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, beneficiando da crescente exposição internacional da revista.

É, portanto, este novo formato que apresentamos no número 13, cujo Dossier sobre indústria e operários nos séculos XIX e XX, resultou do desafio lançado, há cerca de dois anos, à Professora Doutora Magda de Avelar Pinheiro, a quem deixo uma palavra de especial apreço por ter aceitado assegurar a sua coordenação científica. (...)».

Helena Neves

Ver índice completo e consultar os artigos aqui
Veja no ISSUU

Preço:

Sugira a um amigo

Não possui comentários. Envie o Seu !