Cadernos do Arquivo Municipal | nº 14

A Revolução Liberal e a Monarquia Constitucional (1820-1910) - Vol. I
ISSN: 2183 - 3176
Coordenação científica: José Louzada Subtil

«A vasta e riquíssima documentação preservada pelo Arquivo Municipal de Lisboa potencia e justifica a colaboração em projetos multidisciplinares, e de fins diversos, com parceiros externos ao município. Só desta forma se pode projetar a importância do seu acervo para os estudos disciplinares, em múltiplas áreas do conhecimento científico.

É o que acontece este ano em que se assinala o bicentenário da Revolução Liberal, para o qual o município de Lisboa desenvolveu um conjunto de iniciativas que se completam no alcance a diferentes públicos.

A colaboração nesta efeméride foi feita a partir de duas vertentes. Por um lado, assumindo o compromisso nos últimos dois anos de disponibilizar ao público fontes referentes a este período, que passou pela constituição de uma equipa que assegurou a pesquisa, recolha, tratamento e digitalização de documentação proveniente da Chancelaria da Cidade e da Chancelaria Régia, resultando na publicação de um catálogo temático que ficará disponível ao público em suporte digital no sítio web do Arquivo Municipal de Lisboa até ao final do ano.

Depois, materializando-se na produção dos números 14 e 15 dos Cadernos do Arquivo Municipal (volumes 1 e 2, respetivamente), onde se divulga uma parte significativa desta documentação e se publica um conjunto de estudos com diversos alcances, sob diferentes perspetivas e matizes, que refletem alguma da investigação que tem vindo a ser realizada sobre o período liberal nos mais diversos campos, político, institucional, social, cultural, da saúde e da justiça, num tempo de complexas e significativas mudanças para o país.».

Helena Neves

Ver índice completo e consultar os artigos aqui
Veja no ISSUU

Preço:

Sugira a um amigo

Produtos relacionados

Autor: CML | AML

Não possui comentários. Envie o Seu !