Bairro Alto: Mutações e Convivências Pacíficas

Catálogos

Bairro Alto: Mutações e Convivências Pacíficas

Autor: CML | AML

«Com uma longa história de mais quinhentos anos, o Bairro Alto afirma-se hoje como um caso exemplar e um fenómeno de particular relevo dentro do urbanismo e da arquitetura portuguesa. Atravessando as mais variadas vicissitudes e mudanças de gosto, o Bairro Alto manteve uma identidade particular e uma dinâmica interna, contrariando uma tendência geral dos bairros do centro da cidade para a desertificação e perda de atividade social e económica. Como um organismo vivo o bairro nasce, adapta-se, transforma-se, resiste, manifestando ao longo dos séculos uma identidade própria e uma imensa capacidade de regeneração.»
Hélder Carita

Catálogo editado por ocasião da comemoração dos 500 anos de existência do Bairro Alto, que decorreu em 2012/2013 no Palácio Pombal em Lisboa.
Pode consultar algumas páginas do catálogo aqui.

Para além deste catálogo, foram produzidos dois documentários disponíveis on-line:

Câmara Municipal de Lisboa
Direção Municipal de Cultura
Departamento de Património Cultural
Divisão de Arquivo Municipal

Direção e coordenação executiva: Inês Morais Viegas, Marta Gomes
Coordenação geral: Hélder Carita
Coordenação da edição: Edite Alberto, Rui Pedro Pereira
Texto institucional: Inês Morais Viegas
Estudos e investigação: Álvaro Costa de Matos, António Miranda, Edite Alberto, Hélder Carita, Maria Cecília Cameira, Maria João Pereira Coutinho, Miguel Andrade, Renata Araújo, Rui Pedro Pereira
Design: Joana Pinheiro, Marília Afonso
Digitalização: Luís Ramos, Manuela Pires, Marco Alves, Nelson Roque, Ricardo Salgado, Sandra Campos
Impressão e acabamentos: CML/ Imprensa Municipal (miolo), Ducover (capa)
Tiragem: 1000 exemplares

ISBN: 978-972-8517-54-0

Preço: € 18,00

Sugira a um amigo

Não possui comentários. Envie o Seu !