Fotografia, a minha viagem preferida

 

Categorias

Catálogos

  • Fotografia, a minha viagem preferida 1
 
 

Fotografia, a minha viagem preferida

Autor: CML | AML


A abordagem sobre a fotografia privada ou de família tem sido, nos últimos anos, no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, um ponto de reflexão a partir do qual se têm desenvolvido e promovido diversas iniciativas. 

O interesse histórico e sociológico pelos fundos documentais de família tem cativado os investigadores. Na maioria dos casos estes fundos estão associados à prática da fotografia amadora e as imagens fotográficas produzidas e arquivadas são instrumento de valor emocional e documental ímpar, que percepcionam, descrevem memórias e registam momentos de felicidade da vida em família.

 Este projecto que agora se apresenta emerge da vontade de tornar público um espólio particular, doado ao Arquivo Municipal de Lisboa| Fotográfico, pela família de Helena Corrêa de Barros (1910-2000), em 2003 e totalmente desconhecido do público. O espólio reúne diferente material fotográfico: negativos e provas a preto e branco de vários formatos; diapositivos a cores, maioritariamente em película Kodachrome e álbuns de fotografia. A documentação fotográfica foi organizada por Helena Corrêa de Barros, ao longo da sua vida. As imagens realizadas entre 1926 e 2000 revelam uma fotógrafa que viveu sempre "muito à frente no seu tempo", uma "viajante incansável", uma apaixonada pela "arte fotográfica", pelos concursos de fotografia, pela fotografia de salão, pela vida e pela natureza. A fotógrafa apresenta uma visão moderna e inovadora através do trabalho fotográfico construído. A partir desta exposição, Helena Corrêa de Barros Fotografia, a minha viagem preferida, e com a apresentação pública do seu espólio, ficamos a conhecer a vida da autora, da sua família e o seu posicionamento na sociedade da época. 

Com esta exposição e a edição do um catálogo, o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico cumpre de novo a sua missão ao proceder ao tratamento, estudo e divulgação da documentação que mantém à sua guarda, dando a conhecer o trabalho fotográfico de muitos autores desconhecidos ou reconhecidos pelo público em geral, e que se destacam de algum modo, no panorama historiográfico da fotografia em Portugal. 

Isabel Corda
Julho 2018

Ficha técnica:


Coordenação: Paula Figueiredo Cunca
Investigação e textos: Filipa Lowdens Vicente (ICS), Luís Pavão, Otília Esteves, Paula Figueiredo Cunca e Raquel Frexes (estagiária)
Revisão dos textos em português: Isabel Corda e Marta Gomes
Design gráfico: Joana Pinheiro
Digitalização: Alberto Coimbra, Elsa Teixeira, José Luís Neto, Luís Pavão e/and Raquel Frexes (estagiária)
Registo fotográfico: José Luís Neto
Tradução: John Elliott
Agradecimentos: António Lopes (APAF - sucedânea do Foto Clube 6x6), Inês Vaz Pinto (neta de Helena Corrêa de Barros), Jorge Penaguião, Margarida Vaz Pinto, Tereza Cardoso de Menezes, Sofia de Mendia (filhas de Helena Corrêa de Barros)
Impressão: Imprensa Portuguesa
ISBN 978-989-99505-7-3
Depósito Legal: 446314/18
Edição: 500 exemplares


ISBN: 978-989-99505-7-3

Preço: € 25,00
 
Sugira a um amigo

Não possui comentários. Envie o Seu !

AGENDA