O Kivo, a sua família e os seus amigos

O Kivo, família e amigos

Kivo

Olá amiguinhos sou o Kivo!

Moro com a minha família no Arquivo Municipal de Lisboa. Sou um documento e por isso fui escolhido para representar o Arquivo.

Gosto muito de lá morar, todos me tratam muito bem e a minha casa é muito grande, tem muitas divisões, onde posso passar o meu tempo! Imagina lá tu que a minha casa até tem uma enfermaria para documentos doentes! Eu já passei lá algum tempo, estive internado porque sofri um rasgão! Mas correu tudo bem! A Maria da Encadernação, a minha tia tratou-me e eu fiquei como novo!

D. Pergaminho

Eu sou um pergaminho, vivo no Arquivo Municipal de Lisboa, juntamente com a minha mulher a D. Capitular e sou pai do Kivo.

Sabes o que é um pergaminho? E sabes do que sou feito?

Um pergaminho é um suporte de escrita muito utilizado na antiguidade, em especial na Idade Média, até à descoberta e difusão do papel, uma invenção dos chineses. Um pergaminho é feito de pele de animal, que tanto pode ser de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever.

D. Capitular

Olá, eu sou uma capitular, vivo no Arquivo Municipal de Lisboa,

juntamente com o meu marido o D. Pergaminho e sou mãe do Kivo.

O meu nome é inspirado nos desenhos dos documentos antigos que se chamam iluminuras. Uma capitular é o nome dado à primeira letra maiúscula de um documento antigo, que é diferente de todas as outras, porque é a mais bonita e a mais decorada.

Maria da Encadernação

Sou tia do Kivo e trabalho no Arquivo Municipal de Lisboa, no Gabinete de Conservação e Restauro, que é uma espécie de gabinete médico dos documentos.

É aqui que os documentos que se encontram doentes são tratados e restaurados.

Os inimigos do papel têm que ser destruídos senão contaminam os documentos saudáveis que estão a descansar nos depósitos. Assim que vejo algum documento a adoecer pego nele e trato-o.

Digi
Olá. Eu sou amigo do Kivo e trabalho no Gabinete de Digitalização.

Neste gabinete fazemos umas cópias especiais de todos os documentos do Arquivo Municipal de Lisboa, para que qualquer pessoa possa aceder à nossa documentação de uma forma muito mais rápida e mais saudável para os documentos e, por vezes, sem precisar de vir ao Arquivo.

Os munícipes - nome dado às pessoas que vivem dentro de uma cidade ou município - podem consultar os nossos documentos através da Internet.

Clic

Olá, eu sou prima do Kivo e moro no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico.

Sou apaixonada por fotografias e passo a vida a tirar fotos. Gosto de fotografar todos os acontecimentos da minha cidade!

Assim consigo ver as diferenças que aconteceram ao longo dos tempos… Sou muito curiosa e espontânea.

MemóriaMemória

Olá, eu sou a Memória. Sou prima do Kivo e moro no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico.

Gosto de estar atenta às novidades da minha cidade: as ruas, os jardins, as praças, entre outras coisas. Gosto de ouvir falar sobre as memórias de Lisboa!

DocDoc

Olá, eu sou o Doc e sou primo do Kivo.

Gosto de ver as casas e as obras da minha cidade: as fachadas, os arranha-céus, os monumentos...Também gosto de desenhar e fazer construções.

Fitas

Olá! Eu sou o Fitas, o novo membro da família do Kivo.
Vivo na Videoteca, sou realizador de cinema e gosto muito de filmar. Aqui neste local maravilhoso posso fazer muitas coisas relacionadas com os filmes e o cinema.
Claquete
A minha colega Claquete está sempre a meu lado!
Quando começo a filmar é ela quem dá a ordem para começar e diz logo 1, 2, 3 …ação!

Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui!

LepismaLepisma

Eu não sou muito amigo dos documentos e também costumo ser conhecido por peixe-de-prata, só porque sou comprido e prateado.

Os meus alimentos preferidos são a cola e o amido. Adoro atacar as encadernações e o papel.

A família do Kivo que se cuide! Nham! Nham!

FungusFungus

Eu não sou muito amigo dos documentos e também me chamam bolores.

Aquilo que mais gosto de comer são os livros antigos, gravuras e pergaminhos.

XilófagoXilófago

Eu não sou muito amigo do papel e também me chamam caruncho devido à forma dos buracos que faço na madeira.

Consegues adivinhar porque é que eu faço mal aos documentos se aquilo que eu gosto mesmo é de madeira???

Pois é... os documentos mais recentes são feitos em papel e como tu sabes o papel é feito de pasta da madeira.

RascunhoRascunho

Eu sou o Rascunho! Sou um cão amigo e divertido. Gosto de fazer "expedições” ao Arquivo! Os meus maiores inimigos são os bichos da Maria da Encadernação... volta e meia querem-me tosquiar e eu não gosto. RRRAUF!!