Materiais de apoio à sala de aula

O Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa pretende trabalhar em conjunto com as escolas na construção e tomada de consciência da identidade e responsabilidade pessoal e social dos alunos, fomentando o seu sentido de pertença através da participação em atividades que promovem o conhecimento da história da cidade de Lisboa, local onde vivem e/ou estudam.

Com a disponibilização destes materiais, pretende-se que os alunos, ao participarem nas atividades lúdico pedagógicas promovidas pelo Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa, quer presencialmente quer através deste site, valorizem diferentes formas de expressão e comunicação e desenvolvam a curiosidade intelectual, o gosto pelo saber e pela História, contribuindo, consequentemente, para a sua função como agentes ativos e empenhados, tanto na construção dos próprios conhecimentos como na participação na vida cívica de forma livre, responsável e crítica.

Como forma de complementar as atividades apresentadas pelo Serviço Educativo, os professores poderão recorrer às fichas de trabalho que disponibilizamos.

Lisboa no tempo de D. Afonso Henriques | D. João I e a revolução de 1383-1385

Restauração da independência de portugal de 1640 | Terramoto 1755 | 5 de outubro de 1910 | 25 de abril de 1974