Agenda

 
10 anos de fotolivros
2019-11-29 2019-11-30
AML | Fotográfico

10 ANOS DE FOTOLIVROS

Este ano a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, será um momento de reflexão sobre fotolivros e sobre os últimos dez anos de trabalho. Exposição de maquetas, momentos de debate, conversas e workshop marcam a 10ª edição desta iniciativa, que terá lugar no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, nos dias 29 e 30 de novembro.

Organizada por um grupo informal, Os Novos Suspeitos, e contando mais uma vez com o apoio institucional e a colaboração do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, este evento é concebido como um espaço experimental de exposição, discussão e debate em torno do livro de fotografia e das diferentes formas que este pode assumir.

Na edição o público terá a oportunidade de assistir e participar em conferências, conversas e outros momentos de contacto com artistas, fotógrafos e especialistas, que irão abordar a presente situação do fotolivro.

Ponto de encontro para os apaixonados pelo Livro de Fotografia, grande público e profissionais, marcada por um ambiente de proximidade, informal e intergeracional em torno do fotolivro, onde se facilita a comunicação direta e a partilha, este evento tem-se constituído como um polo dinamizador e valorizador da criação editorial no domínio fotográfico em Portugal, contando com uma significativa adesão de públicos.

Ao abordar o fotolivro, não se deixará, no entanto, de abordar a fotografia produzida atualmente em Portugal e a sua relação com o contexto internacional, esperando continuar a contribuir positivamente para o desenvolvimento desejável da arte fotográfica em Portugal.

Está iniciativa, de acesso livre, será complementada por outras atividades destinadas ao público em geral, jovem e adulto.
Uma oficina de Conservação Preventiva de Álbuns Fotográficos (sob reserva) centrada nas noções básicas, conservação, preservação e restauro, dirigido ao público em geral, completa a oferta desta 10ª edição.

A colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa, favorece esse encontro em torno do livro de fotografia e lembra, a cada um dos amantes da fotografia, a relevância cultural deste espaço, evidenciando uma vez mais, que o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico é a única instituição pública na capital integralmente dedicada à fotografia.

Para além das suas facetas de divulgação, pretende-se que esta 10ª edição continue a desempenhar um papel agregador e dinamizador na construção, transmissão e distribuição do Livro de Fotografia, de modo a gerar o interesse da comunidade vinculada à linguagem fotográfica, incentivando novos projetos e continuando a favorecer a criação de novos públicos.


Acompanhe todas as iniciativas desta edição na página oficial do Facebook da Feira do Livro de Fotografia.
 

 

AGENDA