Agenda

 
7.ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa
2016-11-24 2016-11-27
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico

Logotipo Feira do Livro de Fotografia

Entre 25 e 27 de novembro de 2016 teve lugar no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico a 7.ª edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, evento anual que reúne autores, editores independentes e livreiros, especializados em publicações fotográficas, fotolivros e fotozines.

Organizada por um grupo informal, Os Novos Suspeitos, e contando pela segunda vez com o apoio institucional e colaboração do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, este evento é concebido como um espaço experimental de exposição, venda, discussão e debate em torno do livro de fotografia e das diferentes formas que este pode assumir.

Nesta edição foram facultados diversos micro-eventos ao público, concedendo-lhe a oportunidade única de assistir e participar em conferências, conversas e outros momentos de contacto com artistas, fotógrafos e especialistas, que invocaram a presente situação do fotolivro.

Estas iniciativas, de acesso livre, foram complementadas por outras atividades destinadas ao público em geral, jovem e adulto. (Ver programa completo)

Um workshop sobre a obra fotolivro e a auto-edição, dirigido a um público especializado, completou os conteúdos desta 7.ª edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa.

Ponto de encontro para os apaixonados pelo Livro de Fotografia, grande público e profissionais, marcada por um ambiente de proximidade, informal e intergeracional em torno do fotolivro, onde se facilita a comunicação e a partilha, a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa tem-se constituído como um pólo dinamizador e valorizador da criação editorial no domínio fotográfico em Portugal, contando com uma significativa adesão de públicos.

Ao convocar o fotolivro, não deixamos, no entanto, de invocar a fotografia produzida hoje em Portugal e a sua relação com o contexto internacional, esperando continuar a contribuir positivamente para o desenvolvimento desejável da arte fotográfica em Portugal.

Nesta 7.ª edição, reforçámos algumas das iniciativas experimentadas em anos anteriores e que certamente contribuíram para satisfazer o público e os participantes.

Em primeiro lugar, após uma primeira experiência no coração da cidade, a organização da Feira e o Arquivo Municipal de Lisboa confirmaram a sua parceria para os próximos anos, o que permitirá o desenvolvimento do projeto no espaço do Arquivo na rua da Palma, lugar estruturalmente pensado para a fotografia e de grande relevância no quadro cultural de Lisboa. Lembramos que o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico é a única instituição pública na capital integralmente dedicada à fotografia.

O segundo impulso passa pela consolidação das atividades dedicadas aos Autores e respectivos projetos de edição. O átrio do Arquivo recebeu a exposição das maquetas/dummies. Esta mostra tem despertado ano após ano um interesse crescente tanto junto dos Autores como da comunidade de leitores. Desta forma pretende-se favorecer a criatividade editorial no domínio do fotolivro e permitir em alguns casos o encontro de pareceres facilitando a sua concretização.

Na sala de leitura do Arquivo e durante dois dias, cerca de oito Autores apresentaram os seus projetos fotográficos individuais.

Na sala destinada ao mercado de fotolivros a bancada principal foi dedicada aos autores, utilizada enquanto espaço coletivo destinado à venda das auto-edições.

Durante o fim de semana, tiveram igualmente lugar duas oficinas, a primeira a realizar em família e destinada aos mais jovens e a segunda destinada aos adultos.

A segunda edição do workshop "Page Turner: fotografia, livro e auto-edição”, que teve a duração de três dias, conseguiu explorar perspetivas, estratégias e formas menos convencionais de pensar e construir um fotolivro e foi dirigido a artistas e profissionais, estudantes, docentes e investigadores na área da arte fotográfica.

Por fim, salientamos o alargamento dos horários da Feira, de forma a satisfazer e envolver todos os públicos.

Para além das suas facetas de divulgação e de comercialização, pretende-se que a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa continue a desempenhar um papel agregador e dinamizador na construção, transmissão e distribuição do Livro de Fotografia, de modo a gerar o interesse da comunidade vinculada à linguagem fotográfica, incentivando novos projetos e continuando a favorecer a criação de novos públicos.

Contacto da organização: lisbonphotobookfair@gmail.com

 

AGENDA