| a imagem contextualizada |
AML | Fotográfico

Anabela Maravilhas, Origem
Mariana Romão, Aurora

"Situemo-nos no plano do papel fotográfico, lugar de uma imagem por vir, o seu carácter epidérmico é testado até aos limites num jogo dinâmico de possibilidades, equacionando e legitimando o que poderá ser uma imagem fotográfica, se nos afastarmos da noção de que uma fotografia tem que deter uma relação com algo que reconhecemos do mundo físico e que normalmente apelidamos de real.

Nos trabalhos propostos pelas autoras, o real é um reflexo vindo de um espelho de experiências que se aproximam da investigação científica, de testar enquanto método o suporte fotográfico com diversas reações químicas, que nos conduzem para contextos visuais desconhecidos, guiados pela indeterminação e pelo rigor dos gestos perante a manipulação da matéria fotográfica.

Nos trabalhos de Anabela Maravilhas somos convidados a mergulhar num universo alquímico, povoado de elementos respeitantes ao ar, ao fogo, à terra e à água. Origem pretende ser uma manifestação dos ciclos da natureza, que ora nascem ora renascem ao longo da linha do tempo que ousamos trilhar.

Mariana Romão trabalha a partir de suportes fotográficos instantâneos, injetando meticulosamente e de forma direta produtos químicos de uso doméstico que interferem quimicamente na formação da imagem.
Aurora são paisagens em potência, algures a meio de um equador distante, onde a luz tende a saturar e a exacerbar a apreensão da cor enquanto elemento pictórico que comummente associamos ao universo da pintura.

Em Origem e Aurora não há câmaras fotográficas ou lentes, há imagens únicas que nascem a partir do tempo presente, da relação que as autoras instauraram para com o médium, de modo a interrogar o próprio fazer artístico, possibilitando um retorno à manualidade fotográfica liberta de algoritmos que o mundo atual tende a imprimir."

Arquivo Municipal de Lisboa Fotográfico - Sala de Leitura
Rua da Palma, 246
De segunda a sexta-feira, 9h30 / 17h00

Notas biográficas

Daniel Antunes Pinheiro (Beira, Moçambique, 1980)

Licenciado em Artes Plásticas - Pintura e Mestre em Arte Multimédia - Fotografia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Atualmente frequenta o programa de doutoramento em Belas-Artes na especialidade de Fotografia na mesma instituição. É Pós-graduado em Artes Musicais pela FCSH-UNL e desde 2012 é assistente convidado na FBAUL lecionando unidades curriculares de Fotografia e de Arte Sonora.

Anabela Maravilhas (Lisboa, 1979)

Licenciada em Arquitetura pela Universidade Moderna – Pólo de Setúbal, 2004. Estudou pintura e desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa (2012-2013). Atualmente frequenta o terceiro ano da Licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Mariana Romão (Lisboa, 1994)

Licenciada em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016. Encontra-se a frequentar o curso Pós-Graduado de Especialização em Discursos da Fotografia Contemporânea na mesma instituição.
A sua investigação, em fotografia, parte de questões ligadas ao próprio médium e à reprodutibilidade das imagens dentro do universo artístico.