A palavra arquivada
2014-12-18 2015-03-14
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico

PALAVRA ARQUIVADA

Em Palavra Arquivada Carla Cabanas apresenta o seu mais recente trabalho desenvolvido a partir de um conjunto de postais do início do século XX provenientes da sua coleção particular e da coleção de Eduardo Portugal - acervo do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico.

Prosseguindo na temática reflexiva que tem vindo a nortear o seu percurso artístico, particularmente no que concerne a questões relacionadas com a perda de memória (s) e a marca indelével da passagem do tempo pelos documentos e imagens, assistimos nesta exposição ao emergir de uma nova configuração no trabalho de Carla Cabanas.

Recorrendo a uma nova tecnologia de recorte a laser este "processamento” vem explorar a tridimensionalidade do postal através do atravessamento do mesmo. Desta forma seleciona e faz desaparecer áreas de escrita que consequentemente vão produzir interferências nas imagens impressas no outro lado do postal.

Esta abordagem trilha novos caminhos para a problemática do legível, criando um espaço de observação entre o reconhecível, o identificável, a abstração, a fragilidade e a beleza destes objetos.

Arquivo Municipal de Lisboa- Fotográfico
Rua da Palma, 246