A Terceira Imagem
2015-04-16 2015-08-22
AML | Fotográfico
Terceira imagem

A exposição "A Terceira Imagem - A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D” que estará patente ao público entre 17 de abril e 22 de agosto de 2015, no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, é dedicada à fotografia estereoscópica em Portugal e ao modo como produziu um olhar sobre os temas, os géneros e as composições fotográficas. Resulta do primeiro levantamento e estudo nacional das coleções e dos fundos de fotografia estereoscópica dos museus e arquivos públicos portugueses.

Na sequência do estudo e da classificação de mais de 11.500 imagens, o projeto de investigação Stereo Visual Culture (CICANT, ULHT) promoveu conjuntamente com o Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico e com o m|i|mo, museu da imagem em movimento de Leiria, uma exposição que faz a primeira apresentação das suas coleções e fundos autorais de estereoscopia.

Aurélio da Paz dos Reis, Alberto Marçal Brandão, Emílio Biel, Francisco Afonso Chaves, Jorge Almeida Lima, Arthur Benarus são alguns dos nomes da fotografia portuguesa destacados nesta exposição pelo seu investimento na estereoscopia. Para além de se promover o reencontro do público com algumas imagens originais e visores de época destas duas instituições, a exposição integra ainda estereoscopias em formato digital, apresentadas em ecrãs 3D, das seguintes instituições: Arquivo Nacional Torre do Tombo, Centro Português de Fotografia, Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema, Museu de Lisboa — CML, Museu Carlos Machado, Museu da Ciência- FCUP e Ecomuseu do Seixal.

English version

The exhibition "A Terceira Imagem - A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D” that will be open to public between 17th of April and 22th of August of 2015, at the Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, is dedicated to the stereoscopic photography in Portugal, namely to the way it created a new look towards the themes, genres and photographic compositions. It results of the first national survey and study of collections and funds of stereoscopic photography of museums and national public archives.

Following the study and classification of more than 11.500 images, the investigation project Stereo Visual Culture (CICANT, ULHT) has promoted, together with the Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico and the m|i|mo, museu da imagem em movimento de Leiria, an exhibition that presents, for the first time, their stereoscopic collections and authorial funds.

Aurélio da Paz dos Reis, Alberto Marçal Brandão, Emílio Biel, Francisco Afonso Chaves, Jorge Almeida Lima, Arthur Benarus are some of the names of Portuguese photography highlighted on this exhibition because of their investment in stereoscopy. Besides promoting the reunion of the public with some original images and viewers of those two institutions, the exhibiton also includes stereoscopies in digital format, presented in 3D screens, of the following institutions: Arquivo Nacional Torre do Tombo, Centro Português de Fotografia, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Museu de Lisboa – CML, Museu Carlos Machado, Museu da Ciência – FCUP and EcoMuseu do Seixal.

Projeto de investigação Investigation Project
Stereo Visual Culture - A cultura visual da fotografia estereoscópica portuguesa

Curadoria Curatorship
Victor Flores, Sofia Castro, Ana David