Aqui Lisboa: anos 80
2021-09-30 2022-01-28
AML | Fotográfico

Praça do Comércio, 1982/83

A exposição "Aqui Lisboa: anos 80" revela imagens de Lisboa, num registo onde se realçam sobretudo as pessoas, as suas ações e os seus gestos.
O autor, expresso "apaixonado por Lisboa desde sempre", selecionou estas imagens de um vasto conjunto realizado entre 1982/83 capturado pela a sua primeira câmara fotográfica reflex, 35 mm que ainda conserva.

Esta mostra fotográfica retoma de certa forma, o quotidiano e vivências da cidade neste período de tempo, na perspetiva do olhar de quem "… acordava de madrugada e deambulava pela cidade, para fotografar alguns bocados duma Lisboa, que ia resistindo com dolência ao fulgor dos anos 80 e ao impulso das mudanças dessa década fulgurante, logo após a Revolução de Abril."

A exposição que conta com a curadoria de Sofia Castro, abre ao público a 30 de setembro e fica patente até 28 de janeiro de 2022, seguindo todas as normas da Direção Geral da Saúde.

Rua da Palma, 246, 1100-394 Lisboa
Abertura: 30 de setembro, 16h00. A exposição pode ser visitada neste dia até às 22h00.

De 01 de outubro de 2021 a 28 de janeiro de 2022
Horário: Segunda a sexta, das 10h00 às 18h00, encerra aos sábados, domingos e feriados

+ informações: (+351) 218 844 060 ou arquivomunicipal@cm-lisboa.pt
Atividades Serviço Educativo: com marcação prévia
ENTRADA LIVRE

NOTA BIOGRÁFICA

José Vieira Mendes nasceu em 1960, Lisboa. Jornalista, crítico e programador de cinema. Fotógrafo por intuição.

É licenciado em Comunicação Social e pós-graduado em Produção de Televisão pelo ISCSP-Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Foi director-fundador da PREMIERE- A revista de cinema, durante 10 anos, realizando inúmeras reportagens escritas e fotográficas sobre festivais de cinema e rodagens de filmes.

Participação regular como comentador e crítico em programas de televisão sobre cinema, na RTP e na TVI.

The exhibition "Aqui Lisboa: years 80" reveals images of Lisbon, focusing on people, their actions and gestures.
The author, expressing "always in love with Lisbon", selected these images from a vast set made between 1982/83 captured by his first 35 mm reflex photographic camera, which he keeps until today. This photographic exhibition, in a way, reflects the daily lives and experiences of the city in this period of time, from the perspective of the eyes of those who "... woke at dawn and wandered through the city, to photograph some pieces of Lisbon, which was slowly resisting the glow of the 1980s and the impetus for change in that dazzling decade, right after the April Revolution”.

The exhibition, curated by Sofia Castro, opens to the public on September 30 and runs until January 28, 2022, following all the rules of the Direção Geral da Saúde.

Rua da Palma, 246, 1100-394 Lisbon
Opening: September 30, 4:00 pm. The exhibition can be visited on this day until 22:00.

From October 1, 2021 to January 28, 2022
Opening hours: Monday to Friday, from 10:00 am to 6:00 pm, closed on Saturdays, Sundays and holidays

+ information: (+351) 218 ​​844 060 or arquivomunicipal@cm-lisboa.pt
Activities Educational Service: by appointment

Free entry

Biography

José Vieira Mendes was born in 1960, Lisbon. Journalist, critic and film programmer. Photographer by intuition.

He has a degree in Social Communication and a postgraduate degree in Television Production from the ISCSP-Produção de Televisão pelo ISCSP-Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

He was the founding director of PREMIERE- A revista do cinema, for 10 years, carrying out numerous written and photographic reports on film festivals and filmmaking.

Regular participation as a commentator and critic on television programs about cinema.