Bs As de Jorge Castro Henriques
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico

Bs As
Jorge Castro Henriques

A exposição de fotografia Bs As apresenta uma combinação de apontamentos, retratos, fotografias de rua e paisagens, resultado de uma temporada de quatro meses em que o fotógrafo percorreu os 48 barrios de Buenos Aires.

Bs As é uma abreviatura que os argentinos usam para se referir à sua capital. Até a conhecer pela primeira vez em 2004, Buenos Aires era apenas a memória dos meus avós paternos que ali viveram. Após aquela visita fiquei com a impressão de que voltaria. E voltei mesmo mas muitos anos depois, já como fotógrafo e com um objetivo definido. Durante uma temporada de quatro meses levei a cabo o "Projeto Bs As”: fotografar Buenos Aires percorrendo todos os seus 48 barrios. Assim, com o mapa no bolso e a câmara na mão, barrio a barrio, fui fotografando tipos sociais, formas de arte, estilos arquitetónicos, cenários e instantes do quotidiano. Sem saber, ilustrava aquela "numerosa Buenos Aires” de que nos fala Jorge Luís Borges. O resultado que aqui apresento é uma combinação de apontamentos, retratos, fotografias de rua e paisagens. No seu conjunto, estas imagens registam alguma da confusão organizada da metrópole porteña. Certamente que as minhas explorações fotográficas não esgotaram a imensa Buenos Aires mas acredito que transmitem a familiaridade suficiente para a tratar pelo diminutivo Bs As.

Jorge Castro Henriques

Esta exposição estará patente no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico