Ciclo de conferências de Fotografia II
2015-11-03 2015-11-03
AML | Fotográfico

No Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, durante o mês de novembro, as terças-feiras vão ser marcadas pela Fotografia no Feminino, mote do II Ciclo de Conferências.
Cláudia Camacho, é a oradora da primeira das quatro  sessões.

Brígida Mendes e Rita Magalhães | Do olhar difuso

Há quem defenda que a invenção da Fotografia não deve ser considerada um facto isolado, mas sim uma consequência e um culminar de uma tradição pictórica que teve início no Renascimento e que se encaminhou para uma representação fiel da realidade tendo como base a perceção visual humana. Assim sendo, poderíamos então falar já de uma "pintura fotográfica” antes da irrupção da Fotografia. Contudo, a perceção visual humana está cheia de irregularidades: simulação, ficção, realidade, ilusão, manipulação passaram a ser noções de conceito que a fotografia herdou da prática pictórica, alimentando novas formas de ver, de interpretar e de assumir o, por si só, visível. Esta comunicação irá debruçar-se sobre os trabalhos fotográficos de Brígida Mendes (Tomar, 1977) e Rita Magalhães (Luanda, 1974).

Cláudia Camacho

Cláudia Camacho | Licenciada e Mestre em História da Arte. Doutoranda em História da Arte Contemporânea (Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense, Madrid). Curadora de diversas exposições em territórios nacional e internacional. Coordenadora do sector educativo no Festival PhotoEspaña|07. Em 2009 é-lhe atribuído o prémio/bolsa de curadora residente convidada pela Academy of Fine Arts and Design para o European Month of Photography, em Bratislava, Eslováquia. Coordenadora do Ciclo de Debates da ARTELISBOA 2011 e do Ciclo de Debates sobre Arte Contemporânea do Festival IN - Inovação e Criatividade 2013. Em 2014 é-lhe atribuída a bolsa para o programa Erasmus para Jovens Empreendedores, em Londres (University College London). É diretora da AntiFrame, empresa nacional especializada em consultoria artística e responsável pelo Alibi - Guia de Exposições e Eventos de Arte Contemporânea em Portugal.