Um acervo para a história I

Arquivo Municipal de Lisboa - um acervo para a História

Encontro de investigadores

Depois de oito anos de acesso restrito, em fevereiro de 2011, o Arquivo Municipal de Lisboa voltou a disponibilizar todo o seu acervo aos investigadores.
Passado um ano, os estudiosos que desenvolveram trabalhos com base na documentação histórica, foram convidados a divulgar os estudos e conclusões alcançadas no encontro Arquivo Municipal de Lisboa - Um Acervo para a História.

O evento que decorreu a 23 de março de 2012 no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa – CIUL, incluiu sete conferências distribuídas por quatro painéis, e permitiu aproximar o Arquivo Municipal da comunidade académica, através da partilha de experiências entre os investigadores e da exploração das potencialidades da documentação do anteriormente denominado Arquivo Histórico.

Ainda no âmbito destas conferências, o Arquivo Municipal de Lisboa promoveu uma "Manhã Aberta” com visita os depósitos, contacto com a documentação e conhecimento de técnicas de pesquisa, e lançou três novas edições:
  • Rey de Portugall e do Algarve, Senhor de Çepta. Livros I e II de D. João I (introdução, transcrição, sumário e índices de Miguel Gomes Martins)
  • Portugal Aflito e Conturbado pelo terramoto do anno de 1755 (coordenação de Inês Viegas, Sara Loureiro e José Subtil; investigação de Adelaide Brochado e Ana Paula Moita)