Um acervo para a história II

Cartaz

A segunda edição do colóquio "Um acervo para a História" decorreu no Teatro Aberto (Sala Vermelha) nos dias 18, 19 e 20 de março, e contou com a participação de cerca de trinta investigadores de diversos domínios científicos, nomeadamente no âmbito da história da cidade, nas vertentes administrativas, socioeconómica, eclesiástica e artística, distribuídos por seis painéis que abordaram as seguintes temáticas: "Construir a Cidade: as fontes, as instituições, os atores, o património, os espaços e o Tejo”.

As conferências e comunicações apresentadas no colóquio " Um Acervo para a História II”, contribuíram decisivamente para a promoção e divulgação da documentação sob a custódia do Arquivo Municipal de Lisboa, e resultaram de submissão e aprovação pela Comissão Científica que validou este encontro e estabeleceu a ponte entre a instituição e os investigadores.

No âmbito deste colóquio, o Arquivo Municipal de Lisboa promoveu também uma visita aos seus depósitos, permitindo aos participantes o contacto com a documentação e dando alguma formação básica sobre utilização do seu site e biblioteca / sala de leitura, nomeadamente no que diz respeito às técnicas de pesquisa.

Decorreu ainda uma mesa redonda sob o tema "Arquivo Municipal de Lisboa: parcerias na área da investigação", onde foram apresentados pelos investigadores responsáveis os projetos "Lx Conventos" - Raquel Henriques da Silva, "Rossio" - Fernanda Rollo e "Ceuta 600 anos" - André Teixeira.

Contactos:
Telefone: 213807100 | E-mail: arquivomunicipal@cm-lisboa.pt