Jornadas Ibéricas de Arquivos Municipais

 
 
 

JORNADAS IBÉRICAS DE ARQUIVOS MUNICIPAIS
04 e 05 de Junho 2013

Jornadas EuropeiasSubordinadas ao tema "Políticas, Sistemas e Instrumentos nos Arquivos Municipais", as jornadas tiveram como principal objetivo abordar as políticas arquivísticas e o papel dos serviços de arquivo nos sistemas de informação das autarquias, incluindo os instrumentos técnicos e normativos fundamentais para a sua execução, com especial destaque para os instrumentos de gestão documental (Plano de Classificação, Avaliação e Tabela de Seleção, Indexação, entre outros).

A clarificação das políticas seguidas nas autarquias reveste-se hoje de especial importância, tendo em conta os novos desafios da modernização e transparência administrativa, que visam promover cada vez mais um acesso eficaz e eficiente à informação.

As Jornadas reuniram especialistas das mais diversas vertentes da Arquivística, de Portugal e de Espanha, apostando, deste modo, no diálogo e partilha de ideias entre vários municípios e instituições de ensino nesta área.


Comunicações

As comunicações dos vários especialistas estão disponíveis para download bastando para tal clicar no título da comunicação pretendida:


Pedro Penteado - Políticas, programas e projetos de valorização da informação arquivística num contexto de reforma do Estado.
Alfonso Diaz Rodriguez - El sistema de información y gestión de archivos del Gobierno y la Administración del Principado de Asturias (2001-2013).


AGENDA