Conversas fotográficas em abril
2016-04-19 2016-04-19
AML | Fotográfico, sala de leitura

O "Movimento e Imagem”, ciclo de conversas sobre Fotografia, muda-se para o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico. A iniciativa do Movimento de Expressão Fotográfica (MEF) apresenta a sua programação para o mês de Abril, agora em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

O Arquivo Municipal de Lisboa acolhe já em Abril, duas sessões do Movimento e Imagem. No dia 5, Margarida Medeiros partilhará a sua visão sobre o tema "Fotografia e Memória”. Duas semanas depois, a 19, será a vez de David Santos, curador geral da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, falar sobre "A Fotografia enquanto Evento”. Ambas as sessões são abertas ao público e terão lugar na Sala de Leitura do Arquivo, a partir das 19h30.

O ciclo "Movimento e Imagem” apresenta eventos quinzenais com convidados do campo da Fotografia e do desenvolvimento artístico sobre Imagem. Quinzenalmente, na primeira e terceira semana de cada mês, as tertúlias são abertas ao público em geral, com temas tão diversos como o Documentalismo, Fotografia e Integração Social, Curadoria, ou Identidade e Memória. "Movimento e Imagem” é uma iniciativa do Movimento de Expressão Fotográfica, em parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico.

Sobre os convidados:

Margarida Medeiros é professora na Universidade Nova de Lisboa, tendo dedicado a sua carreira ao estudo da Fotografia. Editou até hoje numerosos ensaios sobre Fotografia e Imagem em obras colectivas, catálogos e revistas e no ano de 2000 publicou a título individual o livro "Fotografia e Narcisismo — o auto-retrato contemporâneo”, produto final da investigação que levou a cabo para a tese de Mestrado.

David Santos é historiador de arte, tendo sido Director do Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira) e do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. É actualmente Curador Geral da Bienal de Vila Franca de Xira – BF16.

Mais informações sobre o Movimento de Expressão Fotográfica e o ciclo "Movimento e Imagem” disponíveis em: http://www.mef.pt/mef/

Esclarecimentos adicionais:

Bruno Miguel Castro