Espaço expectante Laboratório 3: Cidade / Arquivo
Laboratório 3: Cidade | Arquivo
15, 16 e 17 de maio de 2019
Biblioteca Municipal de Marvila

Dando continuidade ao debate já iniciado no ciclo O QUE É O ARQUIVO?, nomeadamente em torno da definição contemporânea de Arquivo, o terceiro e último Laboratório concentra-se no encontro entre Cidade e Arquivo.

A proposta deste laboratório surge do confronto com uma zona da cidade de Lisboa em intensa transformação, Marvila, onde parece ser particularmente premente levantar questões sobre o Arquivo. Trata-se de um território amplo, complexo e heterogéneo, dificilmente agregável numa unidade, que reúne vários bairros atravessados por vias rápidas que os tornam ilhas. É também uma área social e topograficamente sensível, onde um passado rural e industrial, visível enquanto ruína, convive com a construção de bairros sociais ou com uma recente renovação das atividades económicas, acompanhada por uma alteração no tecido social da população e uma progressiva valorização imobiliária.

15 MAIO, 4ª feira
15h00 | MESA DE TRABALHO 1. TERRITÓRIO -  com Alexandra do Carmo, Eduardo Ascensão, Joana Braga, Paulo Catrica

16 MAIO, 5ª feira
10h00 | MESA DE TRABALHO 2. ESTRATOS -  com Ana Alcântara, Luís Santiago Baptista, Maria Filomena Molder, Fernanda Fragateiro